DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

quinta, 07 de setembro de 2017
O Poder Legislativo de Dois Vizinhos esteve presente no Ato Cívico de Sete de Setembro...

O Poder Legislativo de Dois Vizinhos esteve presente no Ato Cívico de Desfile de Sete de Setembro no Palanque Oficial da Praça Ary Muller nesta manhã de quinta-feira (07), participando assim dos atos municipais referentes à Semana Da Pátria, onde seu início ocorreu em primeiro (01) de Setembro e vai até este dia sete (07) de Setembro, onde durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil.

O Desfile e a História:

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil para celebrar a Independência do País, comemorada em 07 de Setembro com desfiles cívico-militares. Neste ano de 2017, será celebrado o 195º ano da independência do Brasil de Portugal, declarada em 1822.

As paradas militares são uma tradição comum em sociedades com influência europeia, para enfatizar a ordem e a organização estatal; pois antes da independência, já havia as datas da monarquia portuguesa, mesmo que não fosse uma rotina para cada ano, havia as comemorações relacionadas ao monarca. Nas monarquias do antigo regime eram mais comuns as festas de posse do soberano, sejam elas de aniversário ou datas dinásticas.

Em 07 de Setembro de 1947, o presidente norte-americano Harry Truman acompanhou o desfile com o presidente Eurico Gaspar Dutra, no Rio de Janeiro. No portal de acervo audiovisual do Arquivo Nacional, são disponibilizados vídeos de paradas cívico-militares de 07 de Setembro de diversos anos.

Segundo o Arquivo Histórico do Exército, as comemorações do Dia da Pátria começaram no século XIX; mas a data perdeu destaque no período de Regência (1831 a 1840) e voltou a recuperar a importância histórica com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, em 1840.

O principal desfile ocorria no Rio de Janeiro, então capital do País. Depois, com a fundação de Brasília, passou pelo Eixo Rodoviário, pelo Setor Militar Urbano (SMU) até que, em 2003, foi para o local onde ocorre, atualmente, a Esplanada dos Ministérios.

A História da Independência do Brasil:

A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas fases de mudança que permitiram que isso ocorresse.

Começando pela vinda da Família Real para o Brasil, quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil se desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.

Aqueles que ficaram em Portugal ficaram descontentes e começaram a pressionar Dom João para seu retorno a Portugal, oque acabou ocorrendo tempos depois. Porém Dom João deixou seu filho, o Príncipe Regente Dom Pedro no comando do Brasil, tentando agradar os dois países.

Após assumir o comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era explorar os recursos do Brasil, tornando-o novamente uma colônia e resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite.

O Processo de Independência:

Portugal então pressionou Dom Pedro a voltar para Portugal de forma imediata e determinou que representantes portugueses assumissem o governo, porém os fazendeiros e comerciantes mais influentes no Brasil, vendo o risco de perder as vantagens obtidas no governo de Dom Pedro, fizeram um grande abaixo assinado pedindo que Dom Pedro continuasse no Brasil e declarando o seu apoio e também iniciando as conversas sobre a independência.

Em nove (09) de Janeiro de 1822, ao receber o abaixo-assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.

Dom Pedro então nomeou para o governo aqueles que o apoiavam e eram a favor da independência do Brasil perante Portugal e determinou que todas as ordens vindas de Portugal teriam que passar por sua aprovação.

Grito do Ipiranga:

Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de Dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro, que estava em viagem, recebeu o ultimato e achou inaceitável, e a margem do Rio Ipiranga selou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga “Independência ou Morte”.

Pós Independência:

Após a declaração de independência, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil tornando-se Dom Pedro I . Somente após algum tempo o Brasil foi reconhecido com soberano e Portugal exigiu pagamento de uma indenização para reconhecer o Brasil como País.

Semana da Pátria e Curiosidades:

Durante a semana da pátria são organizados diversos eventos como desfiles, homenagens e festas que procuram conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, bem como do dever de cada cidadão para com o seu país.

Semana da Pátria na Educação Infantil:

Nas escolas também são realizados vários eventos para que as crianças aprendam mais sobre a história do Brasil e sua importância.

Fonte: Técnico de Imprensa