Vereador Benini Junior visita 8ª Regional de Saúde em busca de informações

quarta, 18 de abril de 2018
Benini Junior (PRB) foi recebido pela diretora da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, em busca de informações sobre o atendimento disponibilizado pela Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS).

Na última segunda-feira, 16, o vereador Deolino Benini Junior (PRB) foi recebido pela diretora da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, em Francisco Beltrão, onde buscou informações sobre o atendimento disponibilizado pela Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), da qual faz parte o Município de Dois Vizinhos.

Acompanhado pelo assessor da Câmara de Vereadores, Valdemar da Silveira, Benini Junior falou sobre questionamentos que tem recebido de usuários dos serviços de saúde do município, especialmente com relação ao tempo de espera por atendimento, que em alguns casos é bastante longo e pacientes chegam a aguardar meses na fila. Os principais pontos que o vereador procurou esclarecer têm a ver com as responsabilidades que cabem ao município e ao consórcio de saúde (ARSS) quanto à administração da fila de espera e aos critérios adotados para definir a ordem de prioridade de atendimento para especialidades, notadamente para ortopedia e reumatologia, áreas que registram atualmente maiores índices de insatisfação em função do tempo de espera.

A reunião contou também com a presença de representantes de diversas áreas relacionadas à Regional de Saúde, que explanaram sobre o funcionamento do sistema e do próprio consórcio de saúde – formado por 27 municípios – e se colocaram à disposição para eventuais novos esclarecimentos. A representante do Centro Regional de Especialidades (CRE), explicou particularidades pontuais que envolvem o relacionamento entre os participantes da ARSS. De acordo com as informações, ficou claro que o gerenciamento da demanda por atendimento – ou seja, a administração da fila de espera – é de responsabilidade exclusiva de cada município participante da associação e essa responsabilidade não pode ser transferida a outra entidade, já que os encaminhamentos são definidos localmente. Segundo Cíntia Ramos, todos os pontos pactuados quando da formação do consórcio foram amplamente discutidos entre as partes e são de conhecimento dos gestores, o que respalda o processo em vigor.

“A nossa visita à 8ª Regional de Saúde teve como principal objetivo buscar informações que possam ser utilizadas por nós e pelos demais vereadores para auxiliar a administração municipal a desenvolver estratégias cada vez mais eficazes na busca por ações resolutivas para a área de saúde, pois temos a consciência de que essa é uma das áreas mais sensíveis e que demanda atenção constante. Acima de tudo, nós, vereadores, somos representantes da sociedade e, como tal, precisamos dar a nossa contribuição para a solução dos problemas que afligem a nossa população”, frisou Benini Junior.