Escola Estadual Vinícius de Moraes busca apoio do Legislativo para diminuir evasão

quarta, 27 de fevereiro de 2019
O diretor Jean Bordignon e o presidente Douglas Colaço discutiram o dia a dia do estabelecimento, o projeto de mudança para novo prédio e o problema da evasão escolar. Ações devem acontecer em breve.

Nesta terça-feira (26) o diretor da Escola Estadual Vinícius de Moraes, professor Jean Bordignon, fez uma visita ao Legislativo municipal para agradecer o convite feito pelo presidente para que alunos e professores daquele estabelecimento participassem da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (25), e também para discutir assuntos relacionados ao dia a dia da instituição.

O foco da discussão foi o compartilhamento da estrutura localizada no Bairro Santa Luzia entre a Escola Estadual Vinícius de Moraes e a Escola Municipal Santa Luzia, que funcionam no mesmo espaço e atendem a mais de 800 alunos das redes estadual e municipal. Segundo o professor Jean, é necessário e urgente que os estabelecimentos sejam desmembrados. Jean destacou que as duas escolas enfrentam dificuldades para atender à grande demanda e que a solução seria a transferência da escola estadual para o Bairro Bem Morar, onde as obras de um novo colégio estão prestes a ser concluídas. Assim, os dois colégios seriam atendidos por estruturas específicas e mais adequadas às suas realidades, o que resultaria em grande benefício para alunos e professores.

Jean também manifestou sua preocupação com o fato de muitos alunos do período noturno estarem se afastando da escola em função do trabalho, em detrimento de uma melhor formação, que poderia lhes garantir segurança profissional no futuro. Essa constatação fez com que o diretor buscasse o apoio do Poder Legislativo para a implementação de campanhas de conscientização dos jovens sobre a importância de continuar os estudos, especialmente nos dias atuais, quando a formação intelectual é determinante para o sucesso profissional. O objetivo do educador é chamar a atenção de autoridades, professores, empresários, pais e familiares de alunos e de toda a comunidade para a importância do assunto.

O presidente da Câmara, Douglas Colaço – que também é professor e compartilha a mesma preocupação – se comprometeu a mobilizar o Legislativo para apoiar a busca de soluções para o problema da evasão, que já provocou o fechamento de algumas turmas no município e preocupa muito os responsáveis pela área da Educação. Douglas defende o engajamento de toda a comunidade na luta para manter crianças e jovens na escola, criando as condições necessárias para isso. O vereador também considera fundamental o apoio do Legislativo ao projeto que pretende oferecer melhores condições de trabalho aos professores e funcionários das escolas Vinícius de Moraes e Santa Luzia e, consequentemente, melhores resultados aos alunos daquelas instituições.