Lili falou da luta pela causa animal que vem sendo feita desde meados 2009 e da busca pela ampliação do programa de castração gratuita para conter a procriação descontrolada dos animais na cidade. Segundo ela, agora o sonho foi realizado com a chegada do CASTRAMÓVEL, que é uma unidade itinerante para castração de animais de família de baixa renda e de rua. Disse ela: “A luta de tantos anos, finalmente foi coroada com a concretização de um sonho de um grupo de pessoas que nunca desistiu da proteção animal. ”
Celair comentou sobre as visitas feitas através de denúncias onde ocorrem maus tratos de animais pelos seus donos. Ao chegar nestes locais para verificação, são ofendidas e necessitam do auxílio da Policia Militar. Disse ela: “Visitamos 29 casos de maus tratos, a maioria a polícia nos acompanhou, porque as pessoas são mal-educadas, nos chamam de desocupadas, de filhas “daquilo”, porque não vamos achar o que fazer. ”
Ficou clara a luta destes dois grupos pela causa animal em nosso município. Mais ainda assim é necessária a conscientização colaboração por parte da sociedade. Nada mais justo do que esta homenagem pelo Poder Legislativo .