Posse do Parlamento Jovem

terça, 25 de junho de 2019
O Parlamento Jovem no Paraná é um projeto destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Ontem, dia 24 de junho de 2019, na Câmara de Vereadores apreciamos a Solenidade de Posse dos Vereadores eleitos no Programa Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem no Paraná é um projeto destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que pretende trazer para dentro das escolas do estado o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato eletivo, oportunizando aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Legislativo, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino. O projeto Parlamento Jovem tem a finalidade de criar a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação do futuro cidadão no Poder Legislativo e de acompanhar os procedimentos do processo eleitoral, com os fins de:

- Estimular a formação política e cidadã, por meio de atividades que levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo e a importância da participação popular no Parlamento;

- Aproximar o estudante da realização do processo eleitoral a fim de que compreenda e acompanhe todos os procedimentos que culminam com a eleição de um representante do povo;

- Propiciar espaço para a vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões;

- Levar os estudantes a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e de seu Estado por meio do exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade;

- Incentivar o envolvimento do Legislativo e da Justiça Eleitoral em atividades para a cidadania.

Para a execução do projeto foi celebrado convênio de cooperação técnica entre o Tribunal Eleitoral do Paraná e a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais, sendo que em nosso município está sendo coordenado pela juíza do Cartório Eleitoral, Dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski com a colaboração da chefe do cartório eleitoral, a Sra. Carla Alexandra da Conte da Costa Hang.

No dia 12 de junho deste ano, ocorreu a diplomação dos nove vereadores e dois suplentes eleitos para o Parlamento Jovem no Colégio Sesi.

Os alunos se organizaram em partidos políticos fictícios: Partido Vida e Saúde (PVS), Partido Esporte, Lazer, Integração da Comunidade Escolar (Pelice); Partido Segurança Pública e Combate à Violência – (PSPCV), Partido Liberdade, Respeito e Dignidade (PLRD) e Partido Educação e Cultura (PEC), que contaram com presidentes, tesoureiros e toda a estruturação burocrática, até a escolha dos candidatos. Os alunos também tiveram palestra com a chefe do cartório eleitoral Carla Alexandra da Conte da Costa Hang e com a juíza eleitoral, dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski sobre o pleito eleitoral e, os escolhidos, participaram de treinamento de mesários.

Os 9 vereadores eleitos para o Parlamento Jovem foram:

Felipe da Rosa Techy,

Maria Verônica Magnabosco,

Riccardo Villas Boas Ciaccio,

Maria Joana Anater Cardoso,

Letícia Fernanda da Silva,

Luiz Eduardo Kufner,

Gabriele Aparecida dos Santos,

Renan Victor Borges Cássi dos Santos,

Matheus Henrique Perin

A solenidade pode ser assistida no seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=Z0AjLrc0L0c