Manifestação

quinta, 31 de maio de 2007
Moradores procuram o Legislativo para protestar contra os projetos do lixo

Na tarde desta quinta-feira, 31, a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos foi surpreendida quando uma comissão de moradores das comunidades de São Roque e Santo Isidoro procuraram o Legislativo para se manifestar contra o projeto do Executivo que autoriza algumas empresas a recolher lixo de outros municípios e trazer para Dois Vizinhos. Na manifestação, os moradores alegam que estão sendo prejudicados por que todo lixo que é recolhido em vários municípios da região são trazidos e depositados ali na comunidade de São Roque próximo ao trevo que da acesso a Verê e São Jorge D’Oeste. Na comunidade segundo os moradores a água já esta contaminada, os animais já estão sofrendo e a preocupação é que as pessoas comecem a adoecer e sofrer com a poluição.

“Nós não estamos apenas nos preocupando com nós, mas com as futuras gerações”, disse Luiz Bruneto morador vizinho do deposito de lixo. “O negocio deles é dinheiro, o nosso é a saúde”, concluiu Bruneto, dando a entender que os moradores estão preocupados com a saúde e o futuro dos seus filhos. O vereador e presidente em exercício Odolir Piccolli, que recebeu a comissão se mostrou preocupado com a situação dos moradores daquela região e ouviu todas reivindicações dos presentes. Ao se manifestar Piccolli disse que os vereadores precisam rever melhor esses projetos para não se arrepender mais tarde. “Temos que rever isso antes de se arrepender mais tarde” comentou o presidente do Legislativo que emendou “isso pode ser uma bomba mais tarde”, alegando que o prazo de 15 anos de autorização em que a Administração esta colocando no projeto é muito longo e que isso precisa ser revisto pelos responsáveis na prefeitura.

Estavam presentes na reunião alem dos moradores das duas comunidades mais atingidas pelo lixão, o presidente em exercício da Câmara Odolir Piccolli,o vereador Carlinhos Turatto e o vereador do Verê Jéferson de Oliveira popular “Kikão”.

Legenda: A reunião ocorreu na Câmara aonde os moradores se mostraram contrários aos projetos e vieram para pressionar os vereadores.