CÂMARA ECONOMIZA MAIS DE 5 MILHÕES DE REAIS EM 2017

quarta, 28 de fevereiro de 2018

Em audiência pública realizada na segunda-feira, 26, a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos fez a prestação de contas relativa ao ano de 2017. A servidora Simone Machado Deon, responsável pelo Departamento de Contabilidade, elaborou uma planilha com os números correspondentes às receitas e despesas do Poder Legislativo Municipal e fez um comparativo em relação ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece normas e limites para os gastos do setor público.

De acordo com a LRF, o total de gastos permitido ao Legislativo Municipal em 2017 era de R$ 7.349.710, 05 (sete milhões, trezentos e quarenta e nove mil, setecentos e dez reais e cinco centavos), o equivalente a 7% (sete por cento) da arrecadação municipal. Nesse valor estão incluídos todos os dispêndios necessários para a manutenção da estrutura do Legislativo Municipal, como suprimentos, investimentos, folha de pagamento e encargos.

Porém, em decorrência de uma rígida política de controle de despesas adotada pela direção da Câmara de Vereadores em todos os departamentos, o total de gastos efetuados pelo Legislativo foi de R$ 1.926.311,36 (um milhão, novecentos e vinte e seis mil, trezentos e onze reais e trinta e seis centavos), o equivalente a apenas 1,83% (um vírgula oitenta e três por cento) do que é permitido pela lei. Tal procedimento resultou em uma economia de R$ 5.423.398,69 (cinco milhões, quatrocentos e vinte e três mil, trezentos e noventa e oito reais e sessenta e nove centavos) para os cofres do município.

Assistiram à exposição o presidente da Câmara de Vereadores – Adriano Santiago, o vereador Dida (REDE) – e demais vereadores, o prefeito Raul Isotton (PMDB) e funcionários da administração, além de vários cidadãos interessados em acompanhar a destinação do dinheiro público. Os números apresentados estão à disposição da população no site www.cmdv.pr.gov.br, através do link PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social