Comissão da Câmara de Vereadores faz visita à Nutripar

segunda, 26 de março de 2018
Comissão visita a empresa Nutripar e expõe preocupação da comunidade com mau cheiro e denúncia de despejo de efluentes em córrego vizinho à indústria.

Em atenção a diversas solicitações, os vereadores Douglas Colaço (PPL) e Edimarcos Dal’Agnol (PP), integrantes da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Câmara de Vereadores, o vereador Sérgio Luiz Marchese (PMDB) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo, Itacir Nezelo, visitaram nesta segunda-feira, 26, a empresa Nutripar, situada às margens da rodovia PR 469, saída para Verê. Em conversa com o gerente industrial da unidade, Pedro Itacir Wulff, expuseram a preocupação da comunidade com o mau cheiro resultante das atividades e denúncias de possível despejo de efluentes no córrego vizinho às instalações da indústria.

O gerente da empresa esclareceu que, por tratar-se de uma indústria de transformação de resíduos animais, principalmente vísceras de aves e bovinos, é comum que haja produção de odores desagradáveis, porém está em andamento um projeto que visa eliminar, em breve, esse inconveniente. A matéria prima utilizada pela Nutripar para produzir farinhas e óleos vem, basicamente, dos resíduos adquiridos junto ao frigorífico da cooperativa Coasul, de São João. Wulff destacou que há quatro anos o grupo vem realizando um trabalho de modernização do seu equipamento e também do seu processo de produção, com expressivos investimentos em todos os setores, e que já é possível observar significativo progresso em relação ao período em que a unidade foi adquirida. Segundo ele, há uma grande preocupação da direção da organização no sentido de resolver o problema e todos os esforços estão sendo direcionados nesse sentido. A empresa gera hoje 78 empregos diretos e a expectativa é de ampliar sua capacidade de produção com novos investimentos.

Os visitantes foram convidados a percorrer toda a indústria e conheceram o sistema de tratamento de resíduos e a destinação final dos subprodutos do processo de transformação, inclusive o equipamento que está sendo instalado e que promete solucionar o problema do mau cheiro causado pela atividade. “Não viemos aqui para provocar constrangimentos, e sim para conhecer o funcionamento da empresa e buscar uma posição da direção sobre a questão que, uma vez solucionada, vai beneficiar a comunidade, que ficará livre do cheiro desagradável e a própria empresa, que terá sua imagem melhorada e poderá trabalhar sem aborrecimentos”, destacou o vereador Colaço. “Conhecendo melhor a atividade, nós observamos que existe um problema, mas também percebemos que há uma preocupação verdadeira da empresa no sentido de resolvê-lo, com investimentos em equipamentos e cuidados com o meio ambiente. Acreditamos que em breve essa situação estará resolvida e vamos nos concentrar em apoiar a empresa na busca por essa solução, pois se trata de um empreendimento que gera quase 80 empregos e também precisa do apoio do poder público. Porém, evidentemente, vamos acompanhar de perto este caso”, argumentou o vereador Sérgio Marchese.

Por sua vez, o gerente industrial Pedro Itacir Wulff se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos e ofereceu-se para manter a comissão informada sobre os esforços da empresa para solucionar os transtornos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social