terça, 19 de junho de 2007
Presidentes de Câmaras se reúnem para planejar atividades

A reunião aconteceu na sede da ACAMSOP 13 em Francisco Beltrão

Na manhã da última segunda-feira, 19, a diretoria da ACAMSOP 13 esteve reunida com os presidentes das Câmaras de Vereadores da região para planejar algumas atividades até o final do ano bem como repassar informações referentes à entidade. O presidente Jandir Paulo Schneider repassou aos demais presidentes algumas propostas para que a ACAMSOP traga até a região um curso do Tribunal de Contas do Estado, evitando assim que os vereadores e servidores das câmaras tenham que se deslocar até a Capital do Estado para participar dos cursos. Outra proposta que estava em pauta é a realização de um curso de oratória para os legisladores.

Ainda durante a reunião foi discutido um possível intercambio proposto por uma associação de vereadores da região do Vale do Ribeira em São Paulo, local onde a agricultura tem fortes particularidades com a do Sudoeste do Paraná. Está prevista uma visita de uma comissão formada por vereadores do Vale do Ribeira durante a Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho quando acontece mais uma assembléia da ACAMSOP 13.

Universidade Federal

Schneider comentou sobre a viajem que ele fez a Brasília juntamente com o representante da AMSOP o prefeito de Realeza, Eduardo André Gaievski, e a Deputada Estadual Luciana Rafgnin onde participaram de uma reunião com o Ministro da Educação Fernando Haddad para reivindicar a instalação de uma universidade federal na Mesorregião. Segundo um estudo entregue ao Ministro a Mesorregião é formada por 381 municípios entre o Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul que conta com uma área total de 139 mil quilômetros quadrados e uma população de 3,7 milhões de habitantes. De acordo com Schneider estavam presentes ainda representantes políticos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e autoridades de diversas entidades que compõem o movimento pró-universidade federal.

Durante a reunião foi formada uma comissão que realizara seminários na região e elaborará um projeto que deverá ser entregue ao Ministro até o dia 15 de setembro para que ele encaminhe ao Congresso Nacional para apreciação. “Ele se comprometeu e agora vamos fazer esses seminários para montar o projeto e se tudo der certo logo nós teremos uma universidade federal”, comentou Schneider entusiasmado com a reunião. Nos próximos dias deverão ocorrer alguns debates e reuniões onde a sociedade é convocada a participar e junto cobrar a instalação da universidade federal.

Legenda: Presidentes das Câmaras reunidos na ACAMSOP 13 para reunião da entidade.