Envolvimento da comunidade pode combater a violência infantil

sexta, 18 de maio de 2018
Campanha convida a comunidade a participar de esforço para garantir proteção integral a crianças e adolescentes de Dois Vizinhos.

No dia 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois do desaparecimento, carbonizado, e seus agressores nunca foram punidos. Este é o famoso “Caso Aracéli”, como ficou conhecido. Por causa dele, a partir do ano de 2000 – com a publicação da Lei Federal nº 9.970 – o dia 18 de maio passou a ser conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e marca a mobilização para o enfrentamento a todas as formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes. O objetivo da campanha é convidar a sociedade a assumir a sua parcela de responsabilidade no combate a esse tipo de violência.

Assim, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Dois Vizinhos, instituição que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, juntamente com as demais entidades que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente – que busca envolver toda a sociedade organizada através de entidades como o próprio CREAS, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Guarda Mirim, AABB, Casa da Paz, poder público e outras que dedicam atenção especial a esse segmento – está distribuindo cartilhas e cartazes que contêm importantes informações sobre o assunto e chamam a atenção para a necessidade da participação de toda a comunidade no combate a esse mal.

Segundo Karina da Costa Filipiak, assistente social e coordenadora do CREAS, apesar do bom funcionamento dos mecanismos de proteção às crianças e adolescentes do município, os números relacionados com a violência praticada contra esse público são preocupantes. Apenas para dar uma ideia da magnitude do problema, somente no período de janeiro a abril de 2018 foram registrados e estão sob acompanhamento em Dois Vizinhos 29 casos de abuso sexual contra menores, sendo 22 contra meninas e 7 contra meninos. Karina destaca que são inúmeras as formas de violência que atingem a população infantil, porém a campanha deste ano será focada principalmente na negligência e nas violências psicológica, física e sexual, devido à maior incidência de denúncias nos últimos anos, registradas através dos diversos canais disponíveis.

Toda a comunidade pode e deve participar desse esforço para garantir a proteção integral das nossas crianças e adolescentes. Qualquer pessoa pode utilizar os telefones 181 e 100 para denunciar – anonimamente – os agressores ou casos suspeitos, e também pode fazê-lo diretamente ao CREAS, ao Conselho Tutelar, à Polícia Militar ou a qualquer órgão público, para que este acione as autoridades competentes.