Sessão Ordinária do dia 05 de agosto de 2019

terça, 06 de agosto de 2019
Juízas e advogado falam sobre a APAC e sua importância para ressocialização de condenados.

Ontem tivemos a presença de três pessoas ilustres falando na Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores, a Juíza Divangela Kuligowski, Juíza Michele Franzoni e o Advogado Willian Benini. O assunto foi Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Dois Vizinhos – APAC. A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Ela ainda opera como entidade auxiliar do poder Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. O trabalho da APAC dispõe de um método de valorização humana, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de recuperar-se, buscando em perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas a promoção da justiça restaurativa. A ressocialização dos recuperandos chega até 80%. Um presídio que aplica a metodologia APAC é infinitamente mais vantajoso para o Estado, visto que um preso na APAC custa um terço do valor gasto no sistema comum. Além disso, a construção de uma APAC é muito mais barata que a construção de um presídio comum.