terça, 07 de agosto de 2007
Redutores de velocidade fora da lei em Dois Vizinhos
A lei que dispõe sobre a regulamentação dos redutores de velocidade é a 0779/97.

A prefeitura de Dois Vizinhos iniciou na última semana a construção de uma série de redutores de velocidade no centro da cidade. Entre eles alguns foram instaladas em locais impróprios, infringindo a lei municipal 0779/97 que dispõe sobre a regulamentação dos redutores de velocidade.

Na lei consta que primeiro é necessário à colocação da sinalização e após a instalação do redutor, processo que está sendo realizado ao contrário pela municipalidade, onde já foi feita a obra e ainda não foram instaladas as placas de sinalização.

Consta ainda na lei que a distância mínima permitida para a instalação de redutores de velocidade é de 10 metros de recuo com relação aos cruzamentos de vias sendo que na Rua Guilherme Gusso essa condição não está sendo cumprida onde existia uma lombada agora na mesma esquina foi colocada uma faixa elevada não observando a distância mínima permitida.

Entre as faixas elevadas já instaladas uma que foi feita na Travessa Arnaldo Busato, centro, está deixando os moradores e empresários das proximidades insatisfeitos. A falta de sinalização adequada tem feito alguns motoristas se perdem e outros veículos acabarem batendo na traseira causando prejuízos para os condutores.

Uma faixa elevada que foi instalada na Avenida Sete de Setembro próximo a antiga Câmara de Vereadores esta infringindo a lei em seu artigo 5° onde diz que não é permitido a instalação em rampas com declividade superior a 4,5 % ao longo do trecho e neste local foi colocada uma faixa elevada dificultando o trafego de veículos, principalmente os de carga.

Para o ex-vereador e professor universitário autor da lei, Flavio Galeazzi ele acredita que a administração municipal não está cumprindo a lei por desconhecimento ou por que pensam ser super poderosos. “Para quem está no poder e não cumpre a lei aprovada pelo Legislativo ou desconhece ou se acha super poderoso”, explicou Galeazzi dizendo que a lei municipal está baseada nas normas de trânsito nacional.

Município

O engenheiro do município ao ser procurado explicou que não são lombadas e sim faixas elevadas, mas que ainda não tem lei para regulamentá-las. “Estamos fazendo um teste”, explicou o engenheiro Jadal Refosco o qual assumiu que a pintura foi feita errada como de lombadas, mas que na verdade são faixas elevadas.

Para a questão da sinalização Refosco disse que já estão sendo feitas as placas e assim que estiverem prontas deverão ser colocadas, mas que quem poderia explicar melhor o assunto seria o secretário Sergio Marchese responsável pelo serviço. O secretário foi procurado, porém não foi encontrado.