Faleceu nesta terça-feira, 24, o médico e pioneiro de Dois Vizinhos Guajará Jesus da Cruz Gazzalle, aos 89 anos

terça, 24 de maio de 2022
. Foi vereador de Dois Vizinhos entre os anos de 1973/76

Gazzalle nasceu no dia 10 de janeiro de 1933, em Pelotas (RS). Filho de Guajará Jorge Gazzalle e Rosaura Gazzalle, teve três irmãs (Leny, Vera e Rosaura). Ele se formou médico em 1957, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre (RS). Casou-se com Rejanecy Aparecida Gazzalle no dia 27 de março de 1976, com quem teve quatro filhos (Luiz Orlando, Guajará, Anajara e Leonardo). Prestou serviço militar em 1954/55 também no Rio Grande do Sul e chegou em Dois Vizinhos no dia 23 de dezembro de 1959, sendo um dos primeiros médicos a desembarcar no município. Aqui, montou a Policlínica Santo Antônio, o primeiro hospital organizado e equipado no município. Por acreditar no futuro da cidade e da região, angariou diversos profissionais da área para trabalhar em Dois Vizinhos.

Empreendedor, foi sócio e proprietário de diversas empresas. Dentro da medicina também fundou o Centro de Tomografia de Cascavel (Cetovel) e participou de vários congressos, cursos e palestras. No município, se dedicou também a agricultura e pecuária (foi produtor de frutas diversas, suínos, bovinos, entre outros). Também empreendeu na madeira, tendo inclusive fábrica de móveis. Se dedicou a expansão urbana, com a abertura de diversos loteamentos.

Guajará foi também sócio-fundador e presidente do Lions Clube de Dois Vizinhos, do Clube de Mães, do Country Clube, Sete de Setembro, do Aeroclube de Francisco Beltrão, entre outros. Gazzale também auxiliou o poder público com doações de terrenos como, por exemplo, para a construção do Ginásio Teodorico Guimarães. Foi vereador de Dois Vizinhos entre os anos de 1973/76, com o prefeito Ervelino Coletti (em memória), quando se elegeu com 455 votos.

Fonte: Portal Educadora