CÂMARA ACOMPANHOU VISTORIAS DE TÉCNICOS DA UFPR NO ASFALTO ATÉ A COMUNIDADE DE SÃO BRAZ

terça, 21 de junho de 2022

O Presidente do Poder Legislativo de Dois Vizinhos, Juarez Alberton juntamente com os vereadores Carlos Mangini e Francisco Peretto, acompanhou na semana que passou os trabalhos de vistorias no trecho de 7,2 kms entre o Parque de Exposições e a Comunidade de São Braz, realizado pelos profissionais técnicos do Paraná Cidade e da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, órgão de extensão e de apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

No início do mês de junho, mesmo com chuva, as equipes saíram a campo para uma primeira análise visual do trecho, tendo naquela ocasião uma inicial compreensão da dimensão do problema que pode estar ocorrendo. Os técnicos aproveitaram e realizaram anotações e a coleta de imagens.

Na semana passada foi realizada em toda a extensão do trecho, a segunda etapa do processo com alguns ensaios e testes com o equipamento chamado Viga Benkelman. Um equipamento que realiza medições das deflexões do pavimento, ou seja, o quanto o pavimento se deforma quando sofre pressão de qualquer carga pesada.

Ainda foram feitas sondagens, extrações de placas de revestimento, coleta do material e ensaios de laboratório, cujo processo terminou somente no último domingo.

O material coletado foi encaminhado à Curitiba para as análises que vão permitir entender como o pavimento está se comportando, comparando o projetado com o que foi executado, para então apresentar uma solução final para este problema.

A obra foi executada pela S M Resende Construtora de Obras EIRELI, conforme os contratos de empreitada de obra por preço global Nºs 150 e 158 de 2020 e licitações de concorrência 010/2020 e 012/2020.

O valor investido na obra gira em torno de R$4.000.000,00 (quatro milhões de reais), mas por conta dos problemas que surgiram no trecho pavimentado em menos de um ano após a execução o município não recebeu a obra.

De posse dos laudos a administração municipal vai decidir se vai executar a empresa ou se vai exigir que a pavimentação seja refeita.