TODOS CONTRA A DENGUE

quinta, 23 de fevereiro de 2023

A combinação de chuva com calor é a ideal para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, mais conhecido como o “mosquito da dengue”, também transmissor das doenças chikungunya e zika.
O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito, aumentando a disseminação da doença. Por isso da importância em evitar água parada, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

O vírus da dengue (DENV) é transmitido pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano–vetor–humano. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e as que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Para conter o aumento de casos na cidade, o Poder Público e a população precisam trabalhar em conjunto na prevenção, eliminando os criadouros cobrindo reservatórios de água com telas, capas ou tampas, limpeza de lotes urbanos, evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de flor, garrafas, entre outros.
Para a proteção pessoal utilizar calças compridas, camisas de manga e repelentes (em crianças menores de 2 anos de idade não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica).

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ministério da Saúde e Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Vereadores