REUNIÃO NA PREFEITURA DISCUTIU SOBRE O AEROPORTO DO CRUZEIRO DO IGUAÇU

quarta, 22 de março de 2023

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, aconteceu, na prefeitura de Dois Vizinhos, reunião para tratar e discutir exclusivamente sobre o aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu que passará a se chamar Aeródromo Regional do Procaxias. Atualmente o local conta com uma pista asfaltada de 1,5 mil metros, porém está em estado de abandono já há muitos anos, sendo necessário várias adequações para voltar a operar dentro das normativas exigidas.

Estavam presentes o Prefeito Leonir Antônio Gelhen de Cruzeiro do Iguaçu, Givanildo Trumi de Boa Esperança do Iguaçu, Luiz Carlos Turatto de Dois Vizinhos, o Presidente da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos Márcio da Silva e demais vereadores, secretários da atual administração municipal da cidade, imprensa e empresários e lideranças da região.

O atual presidente do Consórcio Procaxias, Prefeito Carlinhos Turatto defende que a reativação do espaço irá trazer mais turismo, negócios e melhorias para essa região que já é tão rica, sendo Dois Vizinhos o primeiro Município entre os 42 da região no agronegócio, possuindo uma das melhores sociedades rurais do estado e citou as empresas da cidade e região de grande porte que estão em elevado crescimento econômico como BRF, CISS, PLUMA, ACCORD, MOCELIN, BONETTI, ALPHA FISH, PIRACANJUBA, USINA FOZ DO CHOPIN ENERGÉTICA, entre outras.

Durante a reunião foram apresentados dados de orçamentos para a elaboração do projeto inicial, homologação junto à ANAC e DECEA e planos de proteção ambiental, zoneamento de ruídos, operações noturnas, dentre outras necessidades iniciais.

Uma comissão, composta por empresários, vereadores e representantes do poder público, foi formada para analisar as propostas e definir o projeto que guiará a viabilidade e, consequentemente, a reativação do aeródromo. A comissão busca definir a empresa que será contratada para elaborar o projeto, mas a viabilidade e o custo serão analisados antes da escolha.

O Governo do Estado já sinalizou a possibilidade de investimentos na obra, mas a apresentação do projeto técnico será necessário para o encaminhamento da solicitação aos trâmites legais e a posterior aprovação da liberação dos recursos. A área pertence ao município de Cruzeiro do Iguaçu que fará a doação do terreno ao Consórcio.

O diretor técnico da Foz do Chopim Energética, Sérgio Cequinel, defende a reativação do espaço há quatro anos e afirma que o aeroporto pode ser crucial em situações emergenciais de saúde, além de abrir espaço para o polo turístico da região.

Durante a reunião também foi explanado sobre a ampliação e melhoria da estrada que liga Dois Vizinhos a Boa Esperança do Iguaçu para facilitar o acesso à UTFPR, encurtar o caminho de quem vai até Cascavel e facilitar a vida e o trânsito dos moradores e agricultores da região, sendo mais um marco para o desenvolvimento regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos