CÂMARA COBRA PLANO DE AÇÃO DA SANEPAR PELA FALTA DE ÁGUA

quinta, 23 de março de 2023

Em visita a sede administrativa da Sanepar no dia 15 de março em Curitiba, a Câmara Municipal cobrou um plano de ação da empresa de saneamento sobre a situação da falta de água que ocorre em Dois Vizinhos nos períodos de estiagem. A cidade possui um dos maiores sistemas de captação de tratamento de água do Sudoeste, porém ainda não é automatizada e atualmente está trabalhando em seu limite.

Com o crescimento exponencial da cidade e a cultura dos munícipes em não investir um reservatório próprio, a crise hídrica que o estado passou recentemente exigiu que a Sanepar revisasse os municípios onde ocorreram situações críticas, elaborando um planejamento para ajustes de infraestrutura e criação de novos postos de captação usando o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, presente em 840 municípios de 10 estados brasileiros, sendo responsável por cerca de 40% da água utilizada no país.

Um investimento pelo BNDS em torno de 74 milhões está assegurado para a criação de uma nova estação de tratamento, recurso que será utilizado para construção da barragem para captação no rio Lajeado Grande, melhorando significativamente a distribuição de água à população.

“Buscamos a otimização dos investimentos versus velocidade para implementação das obras, porém uma licitação possui todo um processo de compra de equipamentos, materiais, desapropriação de terrenos, ocasionando uma certa lentidão por ser uma obra de grande porte para o município” explica o diretor de operações, Sr. Sergio Wippel.

Antes da execução da estação de tratamento e em carater de urgência, entrará em licitação ainda esse ano, a perfuração de um poço tubular profundo (+ de 1.000 metros) para captação de água através do Aquífero Guarani. Com o ponto concluído, estimasse que 200 a 300 m^3/hora serão adicionados a rede de distribuição da cidade, resolvendo a falta de água.

O Presidente da Câmara Municipal expressou preocupação para que os problemas ocorridos não se repitam. "Queremos e cobramos da Sanepar melhorias no serviço evitando que, através de problemas de abastecimento, prejudique o desenvolvimento da cidade", comentou Márcio da Silva (PSDB), "obras na infraestrutura de saneamento básico precisam sair do papel para acompanhar esse crescimento acima da média que o município vem apresentando", concluiu.

Segundo o vereador e atual gerente da Sanepar no município, Sr. Cledemir Mezzomo, culturalmente, cerca de 40% da população da cidade não possui esse reservatório essencial em suas moradias “É de suma importância que a Sanepar invista em projetos que venham facilitar o acesso da população a esse recurso numa possível estiagem” alerta o vereador.

Em resposta, o presidente da Sanepar Sr. Claudio Stabile, destacou a importância da inovação e do investimento em tecnologia para melhorar os serviços oferecidos pela Sanepar. Ele também se comprometeu a ampliar os investimentos na área, buscando parcerias com outras empresas e órgãos governamentais para ampliar a capacidade de atendimento garantindo o acesso à água potável e saneamento básico para mais pessoas. Para reduzir o alto índice de casas afetadas na estiagem, fora citado a criação de campanhas e projetos socioeducativos em parceria com o município para facilitar a aquisição de caixas d'água pelos duovizinhenses.

Além dos nomes citados acima, contribuíram com a reunião os vereadores Fabinho Gaspar (Solidariedade), Chico Peretto (União Brasil) e Albino Lorenzetti (PT).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos