REUNIÃO COM OPERADORA DE TELEFONIA COBRA MELHORIAS NO SERVIÇO

quarta, 12 de abril de 2023

Com a reclamação constante dos moradores da região de Dois Vizinhos sobre problemas de sinal de celular, uma reunião virtual ocorreu na última quarta-feira, dia 12 de abril, para cobrar um posicionamento da companhia TIM BRASIL SA. sobre a qualidade do serviço.

Estiveram presentes o Eng. Cleber Affanio e Fabiana Arruda, que trabalham com Relações Institucionais, Gláucio Fontana, Diretor da área de rede, e Elisabeth Martin, também da área de rede da TIM Sul. Indagados sobre as recentes quedas no serviço, os representantes da TIM informaram que existem quatro torres de transmissão em Dois Vizinhos, sendo três na região central e uma na urbana. Porém, houve um rompimento na fibra ótica em março na região de Chapecó - SC, o que causou a instabilidade no sinal. A empresa afirmou que já corrigiu o problema e que está trabalhando para melhorar a qualidade do sinal na região.

No entanto, a TIM informou que não há planos para instalar novas torres no momento para aumentar a cobertura. Porém uma melhoria na transmissão do sinal 4G está prevista para agosto deste ano, com os ajustes, espera-se que o sinal trabalhe de forma mais eficiente e melhor atenda a população. Atualmente, a TIM tem sinal 4G em todos os municípios do Paraná e está trabalhando para instalá-lo em 255 distritos rurais.

O Vereador e Vice-Presidente da Casa Carlos Mangini (PP) também questionou a TIM Brasil sobre a instalação do 5G, mas a empresa não tem uma data definida para implementar a tecnologia. Isso ocorre porque é necessário que a faixa de transmissão do 5G esteja livre e desocupada por outros meios de comunicação. A TIM possui licenças para operar a faixa de 3,5 GHz em todo o Brasil, que é a principal faixa usada pelas operadoras de telecomunicações no mundo. No entanto, é preciso aguardar a liberação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e do IAR (Instituto de Avaliação e Certificação de Qualidade de Redes, Equipamentos e Sistemas). O prazo de cumprimento do cronograma de implementação do 5G no território nacional vence em 2029.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos