3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL BUSCA ERRADICAR A FOME E GARANTIR DIREITOS FUNDAMENTAIS

sexta, 21 de julho de 2023

No dia 20 de julho, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), realizou a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o intuito de discutir temas essenciais para a erradicação da fome e a garantia dos direitos à alimentação saudável e adequada. Sob o tema "Comida de Verdade, Democracia e Equidade", o evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de autoridades, membros do Poder Executivo, representantes do Poder Legislativo e membros da sociedade civil.

A conferência teve como palestrante principal a Dra. Flávia Pascoal Ramos, professora Adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal de Fronteira Sul. Em sua apresentação, a Dra. Flávia abordou questões relevantes relacionadas à segurança alimentar e nutricional, leis de impacto nacional, direito à alimentação adequada e saudável, importância da produção saudável de alimentos em todas as etapas e questões ligadas ao desperdício e conscientização da população. Além disso, enfatizou a necessidade de cobrar dos órgãos públicos a garantia de condições dignas de vida e cidadania para todos.

Um dos objetivos do poder público ao promover esse evento foi ampliar a participação e aprofundar a discussão de temas estratégicos para a soberania e segurança alimentar e nutricional, tanto em âmbito nacional, estadual quanto municipal. Além disso, buscou-se estabelecer compromissos concretos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal.

A Câmara de Vereadores também teve papel importante no evento, dentro de suas funções legislativas e fiscalizadoras, atuando na regulação das condutas do Executivo Municipal e na criação de normas que deverão pautar a administração, levando em consideração a viabilidade e as necessidades identificadas.

O encontro ressaltou a relevância do diálogo e da cooperação entre diversos setores da sociedade, desde as esferas governamentais até a participação da sociedade civil. A busca pela segurança alimentar e nutricional vai além de uma questão de política pública, sendo um compromisso coletivo em garantir o acesso a alimentos saudáveis e a uma vida digna para todos os cidadãos.

Dessa forma, a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional se destacou como um importante fórum para a troca de ideias e a formulação de ações concretas, fortalecendo a luta contra a fome e a promoção de políticas efetivas para garantir o direito básico à alimentação adequada e saudável para toda a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos