PATRULHA ESCOLAR É HOMENAGEADA ATRAVÉS DE MOÇÃO DE APLAUSO PELO PODER LEGISLATIVO

sexta, 21 de julho de 2023

Em uma iniciativa para reconhecer o comprometimento e excelência dos serviços prestados pela equipe do policiamento escolar da 2ª Companhia do 21ª Batalhão de Polícia Militar do Paraná, a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos aprovou o Requerimento Nº 015/2023. O documento propõe uma Moção de Aplauso em honra aos policiais militares que se dedicam à segurança dos estabelecimentos de ensino e comunidade.

A Patrulha Escolar, composta por soldados que atuam junto aos estabelecimentos de ensino, tem desempenhado um papel fundamental na prevenção de crimes e infrações, por meio de palestras e atividades educativas que visam conscientizar alunos, professores e a comunidade sobre a importância da segurança nas escolas.

De autoria dos vereadores Fábio Junior Gaspar, Cledemir José Mezzomo, Márcio Antônio Gomes e Sandro josé Bruun, a Moção de Aplauso foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares, representando um gesto de reconhecimento e incentivo aos que se dedicam diariamente à proteção da comunidade e ao bem-estar da comunidade escolar.

Entre os destaques da equipe, os seguintes policiais foram homenageados:

Sd QPM - Tatiane Tortora
Cb. QPM - Vania Krause
Cabo do Quadro da Polícia Militar
Sd QPM  - Silvania L. Pinheiro
Sd QPM - Ben Hur Luiz Kaiser Correa

Policiamento efetivo

A Polícia Militar do Paraná tem se mostrado preparada e eficiente para atuar nas mais diversas situações, tanto nas atividades rotineiras quanto em casos mais complexos, proporcionando segurança à comunidade de Dois Vizinhos e região. Além de suas atividades operacionais, a equipe do policiamento escolar também se destaca por capacitar os agentes da educação, incluindo professores, pedagogos e diretores, por meio de palestras e treinamentos, promovendo uma maior integração entre a comunidade escolar e as forças de segurança.

Os vereadores destacaram que essa homenagem é uma forma de expressar a gratidão e apoio de toda a comunidade, especialmente das crianças e adolescentes, pelos serviços prestados pelos policiais militares que contribuem para a segurança pública do município.

Tribuna do Povo

O Capitão Mário Emílio Nicolau, comandante da 2ª Companhia do 21ª Batalhão, prestou depoimento ressaltando a importância desse trabalho e a dedicação dos profissionais envolvidos. Ele ressaltou a importância do trabalho da cabo Vânia, mentora Master do programa Proerd, responsável por realizar orientações e capacitações para os alunos, além de transmitir seus conhecimentos para novos policiais militares.

Ele relembrou alguns acontecimentos recentes de violência em escolas de outros estados e destacou que, devido a essas situações, houve uma mobilização entre o comando da polícia militar, o governo do Estado do Paraná e a Secretaria Estadual de Educação. Isso resultou em um direcionamento do máximo de recursos possíveis para atender às escolas, incluindo capacitações para professores, pedagogos e demais funcionários, bem como os próprios alunos.

Enaltecendo o trabalho realizado em Dois Vizinhos, o Capitão destacou a dedicação dos policiais militares que receberam capacitação para melhor atender os alunos, além da importância do comprometimento da comunidade escolar, o apoio político e a possibilidade de reforço na equipe com a vinda da Cabo Vânia para a 2ª CIA.

Desafios

Em um momento de desabafo, o Capitão Emílio chamou a atenção para os desafios enfrentados na área da educação, principalmente devido à falta de valores éticos e morais, bem como a ausência de uma educação familiar adequada, que afeta diretamente a convivência social. "Infelizmente, a grande dificuldade que estamos enfrentando não se resume apenas à segurança pública, mas à deficiência social que nossa sociedade enfrenta. Enquanto não houver a noção da importância do convívio social e da educação familiar, continuaremos a enfrentar esses desafios."

Em suas palavras finais, agradeceu mais uma vez aos presentes na sessão, em especial aos professores e profissionais da educação, bem como aos policiais militares, reafirmando que a homenagem recebida era justa e merecida.

A Moção de Aplauso foi aplaudida pelos presentes e tornou-se um reconhecimento a todos os envolvidos no importante trabalho da Patrulha Escolar, que atua diariamente para garantir a segurança e o bem-estar nas escolas da nossa cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos