BRIGADA MILITAR CELEBRA FORMATURA DO PROERD, ENSINANDO CRIANÇAS A RESISTIR ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

quarta, 23 de agosto de 2023

Na tarde desta quarta-feira, dia 23, o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária Cel. Anselmo José de Oliveira realizou uma marcante formatura no Centro Cultural Arte e Vida. O evento comemorou a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que envolveu cerca de 300 entusiasmados alunos provenientes de 9 escolas municipais.

Com muita alegria, as escolas Plinio Salgado, Nossa Senhora da Salete, Presidente Juscelino Kubitschek, José Bonifácio, João Paulo II, Santa Luzia, Jardim da Colina, 28 de Novembro e Lonny Lange estiveram representadas na energética cerimônia. Os protagonistas do dia, os formandos, usaram seus uniformes com orgulho, símbolo do compromisso que assumiram em rejeitar as drogas e a violência.

O PROERD, que é executado por instrutores da Polícia Militar, é uma iniciativa que visa capacitar os jovens por meio de aulas educativas preventivas. Estes instrutores, voluntários de farda, direcionam seus esforços para fortalecer a resiliência das crianças, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para tomarem decisões informadas e saudáveis. Seu objetivo é claro: afastar os jovens das drogas e da prática da violência.

Os convidados de honra da formatura foi composto por figuras proeminentes da comunidade, incluindo o Prefeito de Dois Vizinhos, Luis Carlos Turatto, o Comandante do 3º Pelotão da 2ª CIA de Patrulha Escolar Comunitária, Major Márcio Rogério Neppel, representando os Instrutores do PROERD a Sgt. Claricéia e dos alunos, o Soldado Leandro Ferreira. Também esteve presente a Secretária Municipal de Educação, Silvana Aparecida Dalmolin e da Câmara Municipal de Vereadores, o Presidente do Legislativo, Márcio da Silva e o vereador Fabinho Gaspar.

Uma tradição anual se manteve, premiando os alunos que se destacaram ao escrever redações inspiradoras sobre o que aprenderam com o PROERD. Os vencedores foram recompensados com o mascote Dare, símbolo da coragem e determinação que o programa fomenta. Além disso, um formando e diretora de cada escola receberam das mãos dos policiais o certificado de formatura, atestando a participação de todos os alunos no programa.

Uma homenagem de despedida foi feita a Cabo Vânia, que forma a sua última turma, recebendo da Secretaria de Educação uma mensagem e flores, do batalhão da Patrulha Escolar, uma emocionante homenagem foi realizada apresentando em vídeo os anos dedicados ao projeto. Emocionada, a Cabo parabenizou os pais e famílias por participar ativamente da vida dos filhos em seu discurso, ela também agradeceu a todas as autoridades e órgãos que apoiam a causa.

O Comando do 13° Batalhão de Polícia Militar expressou seus sinceros agradecimentos a todos que se envolveram no PROERD, enaltecendo o comprometimento da comunidade em propiciar mais um dia de celebração e alegria para as crianças. Em um momento em que a educação e a prevenção são tão cruciais, eventos como esse reforçam a importância da colaboração para um futuro mais seguro e promissor.

"Hoje presenciamos um momento de grande importância para nossa comunidade. O PROERD não apenas fornece conhecimento valioso sobre prevenção, mas também empodera nossas crianças a tomar decisões informadas e seguras. Estamos investindo não apenas em suas educações, mas também em um futuro mais promissor e livre de violência. Parabenizo todos os formandos, instrutores e colaboradores por este esforço conjunto. Que este seja apenas o começo de um caminho brilhante para nossos jovens", ressaltou o Presidente da Câmara Municipal, Márcio da Silva, enfatizando a contribuição significativa do programa para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos