MOBILIZAÇÃO REGIONAL "CRISE DO LEITE" UNE LIDERANÇAS EM PROL DA PRODUÇÃO LEITEIRA NO SUDOESTE DO PARANÁ

sexta, 01 de setembro de 2023

O auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) foi palco de uma mobilização histórica na última sexta-feira, 1º de setembro, quando mais de 400 pessoas, incluindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais, produtores de leite e representantes de laticínios e cooperativas de 22 municípios da região se reuniram em um evento de grande proporção. A mobilização, intitulada "Crise do Leite", foi organizada pela Amsop e pela Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), e teve como objetivo levantar a voz em prol de uma reivindicação nacional: a crise enfrentada pela indústria leiteira em todo o Brasil.

A região do Sudoeste do Paraná, que é reconhecida como a maior bacia leiteira do estado, com uma produção anual de 1 bilhão de litros de leite, mostrou sua preocupação com a grave situação econômica enfrentada pelos produtores de leite. Os desafios incluem o aumento das importações, especialmente do Uruguai e da Argentina, e o aumento dos custos de produção.

Os números apresentados durante o evento ilustram a seriedade da crise. Em julho, o valor médio do leite cru no Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo, atingindo a média de R$ 2,41 por litro, uma queda de 5,6% em relação a junho. Em um acumulado de 12 meses, a redução é de 35%. A Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste do Paraná (Aproleite Sudoeste), que reúne 200 produtores, informou que na região o valor do litro de leite chega a ser ainda mais baixo, apenas R$ 1,80. Esse valor não cobre os custos de produção, tornando a atividade inviável para muitos.

O presidente da Aproleite Sudoeste, Sidclei Risso, ressaltou a importância de um valor mínimo de R$ 3,00 por litro para garantir a sustentabilidade da produção de leite. Ele também mencionou um dado alarmante da Embrapa Gado de Leite, que indica que a cada 11 minutos uma propriedade encerra permanentemente a produção de leite no Brasil.

Em uma nota de esperança, o ex-deputado federal Assis do Couto anunciou que estará em audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no dia 5 de setembro, para transmitir as reivindicações apresentadas durante a mobilização.

Na esfera estadual, os deputados Wilmar Reichembach, Luciana Rafagnin e Luís Corti se comprometeram a apoiar os produtores de leite na Assembleia Legislativa e buscar soluções para a crise junto ao secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

A mesa de honra do evento contou com a presença de diversos prefeitos da região, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e lideranças políticas, demonstrando a união de forças em busca de soluções para a crise do leite que afeta não apenas o Sudoeste do Paraná, mas todo o Brasil.

UMA VOZ NA MULTIDÃO

Após as falas dos deputados, uma voz trêmula foi ouvida na plateia pedindo licença para falar, era um jovem produtor de leite de 18 anos do município de Santa Izabel D'Oeste. Em seu desabafo emocionado, Jeferson Maschio (@jefe_o_colono) compartilhou sua preocupação em relação à difícil situação enfrentada pelos pequenos produtores de leite. Ele destacou que, apesar de possuírem um grande investimento em vacas e maquinário, a receita anual não é suficiente para cobrir os custos. Com um preço de venda tão baixo, o produtor teme que seja forçado a abandonar a agricultura e se mudar para a cidade, apesar de ser jovem e desejar continuar no campo.

O presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, destacou a importância de estar presente e apoiar os produtores de leite e cooperativas nessa luta contra a importação predatória de derivados de leite de outros países. Ele também ressaltou a importância do apoio da região Sudeste para essa causa. Márcio agradeceu a presença de autoridades, produtores, lideranças e destacou a união em prol desta nobre causa.

Por sua vez, o presidente da Acamsop, Solismar de Souza, enfatizou a importância da reunião sobre a bacia leiteira e mencionou que foram discutidas várias ações que precisam ser tomadas, dadas as condições de baixos preços e exportações desfavoráveis. Ele expressou o compromisso da Acamsop em apoiar os produtores e se unir à luta em prol do setor leiteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos