VEREADORA MIRIM ASSUME CARGO APÓS ELEIÇÃO PELO PROJETO PARLAMENTO JOVEM DO PARANÁ

quarta, 06 de setembro de 2023

Dois Vizinhos, 6 de setembro de 2023 - Em uma emocionante cerimônia realizada na última segunda-feira (05), Rhaissa Auziliero Boaretto, eleita vereadora mirim do Colégio Estadual Cívico Militar Vinícius de Moraes, assumiu oficialmente seu cargo perante a comunidade escolar e autoridades locais, marcando o início de uma jornada política promissora.

A eleição de Rhaissa como vereadora mirim ocorreu no último dia 10 de agosto, como parte do projeto Parlamento Jovem do Paraná, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que visa aproximar os estudantes do processo eleitoral, proporcionando-lhes uma oportunidade única de compreender a divisão dos poderes do Estado, debater problemas da comunidade e deliberar sobre possíveis soluções. A jovem foi diplomada no dia 25 de agosto, e seu juramento de posse ocorreu na 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

A solenidade contou com a presença do Senhor Dírsio Ferreira da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação, que elogiou a vereadora mirim e destacou a importância do projeto, ressaltando o envolvimento dos estudantes na política desde cedo, a fim de incluir as vozes dos jovens nas decisões do município.

A juíza responsável pelo projeto, M.ma Michele Franzoni, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados. Ela mencionou o lema "Criança que brinca de votar aprende que voto não é brincadeira", que norteou o projeto desde o início, e ressaltou que o Parlamento Jovem do Paraná vai além do formalismo do processo eleitoral, ensinando aos estudantes valores democráticos essenciais.

O diretor do Colégio Estadual Cívico Militar Vinícius de Moraes, Prof. Jean Fábio Bordignon, destacou o amadurecimento dos adolescentes e jovens durante o processo de eleição, preparando os alunos para serem cidadãos conscientes e responsáveis. Ele também mencionou que algumas questões levantadas pelos candidatos resultaram em melhorias na gestão escolar, mostrando o impacto positivo do projeto na escola como um todo.

Rhaissa Auziliero Boaretto, em seu discurso de posse, agradeceu o apoio de seus colegas concorrentes, da professora Eduarda Nicola, que coordenou as propostas das candidatas, e de Anne Caroline Rossetti, secretária do colégio. A jovem expressou sua vontade de aprender e trabalhar em conjunto com os vereadores presentes para realizar todas as indicações feitas, marcando o início de sua trajetória política com entusiasmo e dedicação.

Os vereadores Cledemir Mezzomo, Chico Peretto, Fabinho Gaspar, Bino Lorenzetti, Kike, Benini Jr, Sandro Bruun, elogiaram a jovem pela conquista e comentaram sobre os desafios e ações frente ao legislativo, os parlamentares destacaram a importância e necessidade da presença da mulher na política e dedicaram votos de sucesso a vereadora mirim. O presidente da casa, Vereador Márcio da Silva, ressaltou a importância da participação ativa dos jovens na política local, encorajou Raíssa a ouvir os conselhos dos membros mais experientes e a continuar seu trabalho com dedicação e compromisso, para um futuro próximo, se tornar a mais jovem vereadora do município.

Agora, como vereadora mirim, Rhaissa promete ser uma voz ativa e engajada em prol de sua comunidade, representando os anseios e ideias da juventude local. Sua posse marca o início de uma jornada política que, sem dúvida, deixará uma marca positiva em Dois Vizinhos e na região. O projeto Parlamento Jovem do Paraná continua a formar futuros líderes e a inspirar jovens a se envolverem ativamente na política, fortalecendo a democracia em nosso país.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Éderson A. Hartmann