UNIÃO DOS VEREADORES DO BRASIL DESTACA A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO PODER LEGISLATIVO

sexta, 06 de outubro de 2023

Francisco Beltrão, 6 de outubro de 2023 - O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, proferiu uma palestra marcante durante um evento voltado às Câmaras Municipais associadas à Acamsop (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná) na manhã desta sexta-feira, destacando a relevância do fortalecimento do Poder Legislativo Municipal em todo o país. Suas declarações ressaltaram a importância dos vereadores compreenderem plenamente seus papéis e responsabilidades, visando contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.

Conzatti iniciou sua palestra abordando um ponto crítico que muitas vezes aflige os vereadores: a falta de compreensão de seu papel dentro das câmaras municipais. Ele enfatizou a importância de conhecerem os Regimentos Internos e as leis orgânicas de suas cidades, permitindo que desempenhem suas funções de maneira eficaz.

"É fundamental que os vereadores entendam que são membros do Poder Legislativo, e não devem ser simplesmente puxadinhos do Poder Executivo", afirmou Conzatti. Ele ressaltou que os vereadores têm a capacidade de contribuir de forma significativa para a comunidade, desde que compreendam e exerçam suas atribuições constitucionais. Além disso, destacou a importância da educação legislativa como uma ferramenta essencial para capacitar os vereadores a desempenharem seus papéis com eficácia, mencionando o projeto em andamento pela entidade, intitulado "Legislativo na Escola". Esse projeto tem como objetivo levar conhecimento e orientações sobre o funcionamento das câmaras de vereadores às escolas, buscando aumentar a conscientização dos estudantes sobre a importância do Poder Legislativo Municipal.

Outro tema relevante abordado na palestra foi a apresentação de dados sobre a atualização no número de cadeiras nas Câmaras Municipais. Conzatti explicou de forma esclarecedora por que 198 cidades poderão atualizar seus regimentos constitucionalmente, a fim de garantir um melhor atendimento à população local.

Em suas palavras finais, Gilson Conzatti reiterou o compromisso da UVB em fortalecer o Poder Legislativo Municipal em todo o Brasil. A entidade está empenhada em capacitar os vereadores e promover uma atuação mais independente e eficaz em benefício das comunidades que servem. Suas declarações refletem a importância de um Poder Legislativo local sólido e consciente e seu papel na construção de cidades mais justas e democráticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos