TRIBUNA DO POVO: UTFPR APRESENTA DIAGNÓSTICO DAS INDÚSTRIAS DE DOIS VIZINHOS
 
sexta, 17 de novembro de 2023

Dois Vizinhos, 17 de novembro de 2023 - Na 14ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 06 de novembro, o professor Sérgio Luiz Kuhn, representando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentou um estudo detalhado sobre as demandas e desafios enfrentados pelas indústrias do município de Dois Vizinhos. O estudo, parte integrante do Plano Dois Vizinhos 2030, teve como objetivo traçar um diagnóstico preciso a fim de orientar estratégias para o desenvolvimento econômico local.

 

 

Diagnóstico Abrangente:

O professor Kuhn iniciou a apresentação destacando que o estudo envolveu 150 indústrias, abrangendo os parques industriais, a cidade e bairros adjacentes. A pesquisa, realizada ao longo de vários meses, teve o intuito de compreender as demandas, queixas e desafios enfrentados pelos empreendedores locais.

Perfil das Indústrias:

O levantamento apontou que a maioria das empresas pesquisadas pertence ao setor masculino (79%), com uma faixa etária predominante entre 30 a 40 anos. Quanto à escolaridade, 45% possuem ensino médio e 35% ensino superior. O estado civil mais comum é casado (80%).

Características Empresariais:

No aspecto empresarial, a maioria dos entrevistados se identifica como empresário (38%), seguido por administradores (18%) e outras formas de gestão. Em relação à Associação Comercial, 45% são associados, 15% já foram e 23% nunca foram associados.

Tempo de Atuação e Tamanho das Empresas:

A pesquisa revelou que 28% das indústrias têm entre 10 e 20 anos de atuação, sendo o Parque Ângelo Vito o mais representativo nesse aspecto. Quanto ao número de funcionários, a maioria (35%) possui de 0 a 5 colaboradores, indicando que a realidade das empresas está vinculada a negócios de menor porte.

Aspectos Tributários e Jurídicos:

O Simples Nacional é o regime tributário mais adotado (71%), seguido por Lucro Real (24%) e Lucro Presumido (7%). Quanto à estrutura jurídica, 35% são Sociedades de Responsabilidade Limitada, 25% Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP), e 20% Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Setores de Atuação e Matérias-Primas:

As indústrias de Dois Vizinhos destacam-se nos setores de metal-mecânico, produção para frigoríficos e máquinas e equipamentos. As principais matérias-primas utilizadas são aço (31%), ferro e chapas (29%), e solda (20%).

Principais Desafios e Demandas:

O estudo apontou que 70% das indústrias consideram a carga tributária como o principal desafio, seguida pela falta de mão de obra qualificada e infraestrutura inadequada dos parques industriais. A falta de orientação contábil e fiscal também foi destacada.

 

Perspectivas Futuras e Necessidades:

No encerramento da apresentação, o professor Kuhn ressaltou a importância de investir em capacitação e treinamento, com ênfase na formação técnica. Destacou a necessidade de criação de núcleos específicos para diferentes segmentos, bem como a importância da união entre empresários, escolas, associações e sindicatos para discutir e solucionar os desafios apresentados.

Acompanhando a apresentação, Luis Carlos Peretti, presidente da ACEDV, expressou sua gratidão à Câmara de Vereadores e destacou o esforço do professor Sérgio, que liderou uma pesquisa abrangente ao longo de quatro meses. Ele relembrou quando, juntamente com outros líderes locais, iniciaram esforços para instigar oportunidades em Dois Vizinhos, especialmente na área de metalurgia:

"Naquela época, não tínhamos nada na área de metalurgia, na produção de equipamentos para frigoríficos e fábricas de ração. Com essa instigação, surgiram várias indústrias que agora estão no parque industrial", destacou Peretti. Ele enfatizou a necessidade de enfrentar o desafio da diversificação econômica. "Estamos em um novo momento, buscando investigar que novo mercado podemos sugerir e criar para gerar outras oportunidades de negócios aqui em Dois Vizinhos", ressaltou.

Peretti também compartilhou sobre a iniciativa "Inova Indústria", um grupo dedicado a pensar alternativas para fomentar o desenvolvimento econômico e a diversificação das atividades industriais no município. Ele ressalta a importância de instigar oportunidades e buscar alternativas econômicas para garantir a sustentabilidade. O desafio agora é transformar as informações obtidas em ações concretas, promovendo o crescimento econômico local e garantindo um futuro próspero para Dois Vizinhos.

 

Impressões e Compromisso da Câmara Municipal

Após a apresentação, os vereadores parabenizaram o estudo e manifestaram suas impressões e compromissos em relação ao desenvolvimento econômico da cidade. O presidente da Câmara, Márcio da Silva, ressaltou a convergência de propósitos na busca pelo crescimento acelerado da cidade e enfatizou a relevância do estudo para a melhoria da qualidade de vida. Fabinho Gaspar enfatizou o papel do conhecimento na formulação de políticas públicas, especialmente no setor metalmecânico, evidenciando a exportação de mão de obra. Cleidemir Mezzomo reconheceu a importância do levantamento de dados e destacou a necessidade de ações diante dos desafios apresentados. Sandro Brunn sublinhou a relevância do questionário aplicado nas indústrias, sugerindo a utilização dos resultados não apenas pelos vereadores, mas também como base para decisões executivas. Marcinho Gomes expressou gratidão por participar da pesquisa, compartilhando suas experiências na área industrial e oferecendo colaboração para fortalecer a indústria local, enquanto enfatizava a importância da formação profissional desde cedo.

Os vereadores reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento econômico de Dois Vizinhos, reconhecendo o esforço conjunto entre a instituição de ensino, o setor público e o privado. Comprometeram-se a utilizar os dados do estudo para embasar ações legislativas e colaborar na resolução dos desafios identificados. A Câmara de Vereadores se colocou à disposição para contribuir com iniciativas que fortaleçam as indústrias locais e promovam o bem-estar da comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos
 
 
 
Rua Souza Naves, 395 - Centro
85660-000 - Dois Vizinhos - PR
(46) 3536-1321
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual