UMA CELEBRAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA: INSTITUÍDO O DIA MUNICIPAL DE SANTIAGO APÓSTOLO

quinta, 07 de dezembro de 2023

Dois Vizinhos, 07 de dezembro de 2023 - Em uma decisão histórica, a Câmara Municipal de Vereadores de Dois Vizinhos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo nº 012/2023, que institui o Dia Municipal de Santiago Apóstolo e reconhece o Caminho de Santiago Dois Vizinhos.

O Significado de Santiago Apóstolo: Tradição e Devoção

O Dia Municipal de Santiago Apóstolo será celebrado anualmente em 25 de julho, uma escolha significativa alinhada à tradição e devoção dedicada a Santiago Apóstolo. Conhecido por ser um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, Santiago Apóstolo tornou-se uma figura histórica e religiosa relevante após a crucificação de Jesus. Nascido em Betsaida, Galiléia, sua missão foi propagar a fé cristã no Ocidente, tornando-se padroeiro de diversas localidades ao redor do mundo.

Justificativa para a Instituição do Dia Municipal: Tradição e Turismo Religioso

O Vereador Márcio da Silva, proponente do projeto, destaca a importância de reconhecer e valorizar Santiago Apóstolo na vida da comunidade de Dois Vizinhos. Além disso, ressalta a implantação do Caminho de Santiago Dois Vizinhos, um roteiro turístico-religioso inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O caminho será inaugurado em 25 de julho de 2025, proporcionando uma experiência única de peregrinação, unindo turismo, religiosidade e valorização das belezas naturais e culturais do município.

Apoio Unânime dos Vereadores de Dois Vizinhos

Na discussão do projeto, o vereador Márcio da Silva enfatizou as perspectivas de transformação no turismo local. Ele salientou a relevância da participação ativa na proposta, compartilhando vivências do cotidiano. "Esse caminho vai transformar o que a gente vê de turismo religioso, de tudo aquilo que existe hoje para que possa existir ainda mais a partir de 25 de julho de 2025". Márcio expressou, ainda, que a ideia transcende o status de sonho, tornando-se uma realidade em desenvolvimento, transmitindo otimismo e uma confiança sólida no impacto transformador do Caminho de Santiago para a comunidade de Dois Vizinhos, podendo ser reconhecida mundialmente.

O vereador Fabinho Gaspar elogiou a Associação Ande-DV pelo compromisso comunitário e enfatizou o impacto duradouro do projeto. Chico Peretto reconheceu o impacto positivo na vida dos caminhantes, desejando sucesso ao grupo. Bino Lorenzett parabenizou Márcio, expressou apoio ao projeto e pediu bênçãos divinas. O vereador Benini elogiou a iniciativa do grupo e apoiou o reconhecimento do Dia Municipal de Santiago Apóstolo.

Com aprovação em única votação, Dois Vizinhos agora se prepara para abraçar o potencial impacto positivo do Caminho de Santiago, construindo laços mais fortes e celebrando a riqueza de sua identidade cultural e religiosa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos