PROTEÇÃO AO NASCITURO E CONTRA O ABORTO: PROJETO DE LEI 016/2023 É APROVADO

quinta, 07 de dezembro de 2023

Dois Vizinhos, 07 de Dezembro de 2023 - Em uma decisão significativa, a Câmara Municipal de Vereadores de Dois Vizinhos aprovou, na 17ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2023, que institui políticas de proteção ao nascituro e contra o aborto no município. A iniciativa, de autoria dos vereadores Deolino Benini Junior e Sandro José Brunn, recebeu apoio dos demais parlamentares.

A Lei, agora em vigor, estabelece diversas ações e campanhas voltadas para a proteção do nascituro, definido como o ser humano concebido e ainda não nascido. Entre as principais disposições, destaca-se a instituição do "Dia Municipal do Nascituro e Contra o Aborto," a ser celebrado anualmente em 25 de março.

Os objetivos gerais da Política Municipal de Proteção ao Nascituro e Contra o Aborto incluem zelar pela garantia dos direitos do nascituro e promover políticas públicas que assegurem seu desenvolvimento sadio e seu nascimento em condições dignas de existência.

Dentre as ações previstas pela Lei, o município será autorizado a desenvolver programas de saúde sexual, eventos de prevenção da gravidez precoce, direitos à vida e planejamento familiar. Também serão implantados programas de amparo a jovens vítimas de abuso sexual, além de ações e campanhas de conscientização em escolas, igrejas e diversos locais, buscando fomentar a discussão sobre os direitos do nascituro e contra o aborto. Destaca-se ainda a ênfase na conscientização contra a violência sexual, reforçando a importância de promover um ambiente seguro e respeitoso para todos.

A Lei reflete uma preocupação crescente da sociedade e dos legisladores com a proteção dos direitos dos nascituros. No Brasil, assim como em outros países, o debate sobre o tema ganha cada vez mais espaço. O Projeto de Lei também está em consonância com um requerimento aprovado pela Câmara, que manifestou apoio à moção de apelo ao Congresso Nacional contra a legalização do aborto.

Durante discussão no plenário, o vereador Sandro Brunn, co-autor do projeto, explicou que, inicialmente, a procuradoria jurídica da casa deu parecer contrário, levando-os a ajustar a proposta através de uma emenda modificativa. Essa emenda transferiu a competência dessas políticas para a Câmara de Vereadores, permitindo parcerias com o município, entidades civis e religiosas para maior ampliação do tema. Brunn destacou que os vereadores não podem ditar as políticas públicas das secretarias municipais, justificando o ajuste feito.

O vereador Fabinho Gaspar parabenizou os colegas, ele contextualizou o debate sobre o aborto, mencionando a ADPF 442 movida pelo PSOL no STF. Gaspar enfatizou a necessidade de ação do legislativo diante da possibilidade de o STF legislar sobre o aborto. Ele defendeu que o STF não representa a vontade da maioria dos cidadãos e destacou a importância de o legislativo tomar providências para afirmar a posição daqueles que são contrários ao aborto.

Por fim, o vereador Chico Peretto expressou respeito à liberdade e ao direito da mulher, mencionando que a legislação já prevê o aborto em casos de risco de vida. Ele criticou a criação do STF e protestou contra o que considera uma imposição da minoria sobre a maioria da população. Peretto destacou sua oposição aos ministros que, segundo ele, querem administrar o país como uma Venezuela comunista. Ele expressou apoio ao projeto de lei em questão, ressaltando seu voto favorável.

Com a aprovação da emenda, Dois Vizinhos se destaca como uma comunidade que busca fortalecer a proteção dos direitos do nascituro e promover a conscientização sobre a importância desse tema na sociedade contemporânea. O compromisso com a defesa da vida e a promoção de condições dignas para o desenvolvimento humano se torna, assim, uma marca distintiva do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos