TRIBUNA DO POVO: CARTA ABERTA EM DEFESA DA PERMANÊNCIA DO CEEBJA DOIS VIZINHOS

quinta, 07 de dezembro de 2023

Durante a 17ª Sessão Ordinária do Segundo Período Legislativo de 2023, a presidente do Grêmio Estudantil do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Dois Vizinhos, Viviane Rocha de Menezes, leu uma carta aberta na Tribuna do Povo em nome da Associação de Funcionários, Alunos e Professores da instituição. A carta expressa a preocupação e o apelo da comunidade escolar diante da possibilidade de fechamento do CEEBJA.

"Boa noite às autoridades aqui presentes e a todos. Vou ler uma carta aberta do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, CEEBJA. Sou Viviane Rocha, tenho 42 anos, mãe de quatro filhos, provedora do meu lar e trabalhadora na área de hotelaria no período noturno. Desenvolvo as atividades escolares no CEEBJA Dois Vizinhos durante as manhãs e faço parte do grêmio estudantil", iniciou Viviane sua fala.

Ela compartilhou sua experiência pessoal, destacando a importância do CEEBJA em sua vida. "Por motivo de um casamento complicado, tive que parar os estudos, mas ao me separar, encontrei minha liberdade e o direito de fazer minhas escolhas. Com esforço e luta, decidi dar continuidade aos meus estudos, encontrando no CEEBJA a oportunidade de regressar à escola e sonhar com uma vida melhor para mim e meus filhos."

Viviane ressaltou que sua história reflete a de muitas mulheres e colegas que compartilham as horas de estudos. Todos têm o desejo de concluir a educação interrompida por obstáculos da vida. Ela destacou o papel crucial dos professores do CEEBJA e a importância do sentimento de pertencimento que a escola proporciona.

"No CEEBJA, temos o sentimento de pertencimento. A escola é organizada para nos atender, desde as salas de aula até o atendimento na secretaria. É um ambiente que nos acolhe, onde nos sentimos valorizados e temos a possibilidade de escrever nossa história com mais conhecimento."

A presidente do grêmio estudantil fez um apelo veemente pela manutenção do CEEBJA Dois Vizinhos. "Estamos aqui pela sua permanência. O CEEBJA é a escola do trabalhador que não teve oportunidade de concluir os estudos, a porta para muitas pessoas como eu voltarem e terem uma vida com mais dignidade."

Ela concluiu sua fala destacando a conquista do CEEBJA como uma escola que oferece educação pensada e organizada para jovens e adultos trabalhadores. "Enquanto houver trabalhadores que necessitam da escola, ela deverá permanecer. O CEEBJA é uma conquista do povo trabalhador, uma escola que oferta a educação necessária para nossa comunidade."

A carta de Viviane Rocha de Menezes expressa não apenas suas palavras, mas também a voz de uma comunidade que busca preservar uma instituição que se tornou um pilar fundamental na vida de muitos, oferecendo oportunidades de educação e crescimento. O pedido é claro: que o CEEBJA Dois Vizinhos continue sendo o colégio que transforma vidas.

Assim como a Viviane, o Espaço Tribuna do Povo é um momento durante as sessões da Câmara de Vereadores para você expressar suas opiniões, apresentar reivindicações e contribuir para o diálogo construtivo entre a comunidade e o Poder Legislativo.

Para participar, basta procurar a Câmara Municipal com antecedência e realizar sua inscrição. Queremos ouvir suas ideias, preocupações e propostas para tornar nossa cidade ainda melhor. Este espaço é seu, e sua voz é fundamental para fortalecer a democracia local.

Além disso, convidamos você a se conectar conosco através de nossas redes sociais. Siga-nos no Facebook em fb.com/camaradoisvizinhos, no Instagram em instagram.com/camaradoisvizinhos e assista aos nossos conteúdos no YouTube em https://www.youtube.com/@camaradoisvizinhos.

Estamos localizados na R. Souza Naves, 395, Centro, CEP 85660-000. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (46) 3536-1321.

Junte-se a nós na construção de uma cidade mais participativa, justa e inclusiva. Sua voz é crucial para o desenvolvimento de Dois Vizinhos!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos