TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO RECONHECEM CONTRIBUIÇÕES NOTÁVEIS À DOIS VIZINHOS

segunda, 18 de dezembro de 2023

Dois Vizinhos, 18 de Dezembro de 2023 - No último dia 4 de dezembro e durante a 18ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade três projetos de lei que concedem o título de Cidadão Honorário a importantes figuras que ajudaram a construir Dois Vizinhos em suas áreas. Outros dois projetos foram votados na 4ª Sessão Extraordinária que ocorreu essa manhã, todos destacando personalidades que deixaram sua marca na comunidade.

Projeto de Lei nº 019/2023 - Candido Roberto Ferreira Scholl

O Vereador Márcio da Silva propôs o Projeto de Lei que concede o Título de Cidadão Honorário ao Senhor Candido Roberto Ferreira Scholl. A homenagem reconhece os mais de 40 anos de dedicação de Scholl à cidade. Nascido em São Lourenço do Sul no Rio Grande do Sul, o homenageado é leiloeiro rural, médico veterinário e agropecuarista, além de fundador do Grupo Pampa, que abrange diversas áreas de atuação.

A justificativa destaca a trajetória exemplar de Scholl, que atuou como vereador, ocupou cargos importantes no governo estadual e foi presidente de entidades ligadas à agricultura. O reconhecimento se estende às premiações recebidas em 2023, destacando seu papel vital na comunidade de Dois Vizinhos.

Projeto de Lei nº 020/2023 - Paulo Nicanor Romani

O Vereador Sandro José Brunn propôs a concessão do Título de Cidadão Honorário ao Senhor Paulo Nicanor Romani. Romani, nascido em Erechim, Rio Grande do Sul, desempenhou papéis essenciais nas décadas de 80 e 90, liderando iniciativas no CTG Saudade do Pago, participando ativamente da comunidade e contribuindo como professor e diretor do Departamento de Indústria e Comércio.

A justificativa destaca a influência de Romani na cultura tradicionalista, sua atuação como professor e sua dedicação ao desenvolvimento da cidade. O projeto ressalta a importância de reconhecer, em vida, seus serviços prestados à comunidade.

Projeto de Lei nº 021/2023 - Adelino Francisco Nicaretta

O mesmo Vereador Márcio da Silva propôs o Projeto de Lei para homenagear Adelino Francisco Nicaretta, integrante da família Nicaretta que chegou a Dois Vizinhos em 1957. O projeto destaca a dedicação de Adelino à saúde da comunidade, seu papel como farmacêutico, incentivador da educação dos filhos, fundador da Farmácia Santa Cruz do Sul e sua atuação em atividades sociais e religiosas.

A justificativa enfatiza o legado de Adelino como membro essencial da comunidade, seu comprometimento com a saúde e seu papel transformador na sociedade. Aos 84 anos, continua ativo em sua farmácia, sendo um dos farmacêuticos com maior tempo de atuação no Estado do Paraná.

Projeto de Lei nº 018/2023 - Rovilio Cornélio Fracasso

O Vereador Fábio Júnior Gaspar propôs a concessão do Título de Cidadão Honorário ao Senhor Rovilio Cornélio Fracasso. O projeto destaca a trajetória de Rovilio desde sua chegada a Dois Vizinhos em 1955, seu papel na Serraria, a visão inovadora na criação do Lago Dourado e seu engajamento na Igreja Católica.

A justificativa ressalta a contribuição de Rovilio para o desenvolvimento da cidade, sua participação ativa na igreja e sua dedicação à pastoral solidária, distribuindo cestas básicas e fraldas para os mais necessitados. O projeto reconhece Rovilio como um verdadeiro cidadão duovizinhense.

Projeto de Lei nº 022/2023 - Antônio Alff

O Vereador Cledemir José Mezzomo propôs a concessão do Título de Cidadão Honorário ao Senhor Antônio Alff. Nascido em Marmeleiro, Paraná, Antônio dedicou 31 anos de sua vida à SADIA e contribuiu significativamente para a comunidade de Dois Vizinhos

A justificativa destaca o comprometimento de Antônio com a empresa e a comunidade, seu envolvimento em atividades sociais e esportivas, além de sua contribuição para a expansão da SADIA. O projeto reconhece Antônio como um exemplo de dedicação e compromisso com o desenvolvimento local.

As homenagens refletem o reconhecimento da comunidade de Dois Vizinhos às pessoas que, ao longo de suas vidas, dedicaram-se ao bem-estar e desenvolvimento do município. A solenidade de entrega dos títulos de Cidadão Honorário está agendada para o início de 2024, durante evento especial na Câmara Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos