Câmara - Semestre

quinta, 26 de junho de 2008
Avaliação do Semestre da Câmara de Vereadores

“Atendeu as expectativas da população”, foi a frase usada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos para resumir o primeiro semestre de 2008. “Está sendo um bom ano, sem percalços ou fatos negativos. Procuramos administrar com muita austeridade e responsabilidade. E assim, o Poder Legislativo tem tido um momento de tranqüilidade e credibilidade junto à opinião pública”, disse Mauri Ferreira dos Santos. Nesta semana, integrantes da Mesa diretora fizeram uma avaliação do semestre.
Um dos primeiros atos quando a atual mesa diretora assumiu, foi determinar à assessoria que desenvolvesse um estudo e um esboço para a elaboração do novo regimento interno da Câmara. Segundo o presidente da Comissão de Justiça e Redação, vereador Alcir Ganassini, atualmente o esboço está pronto e passa por análise da Comissão e será apresentando em breve a setores da comunidade, para só então ser oficializado. “O regimento interno dita todas as normas e procedimentos do Poder Legislativo. E como todos sabem, o atual regimento é de 1983, tempo da ditadura, 25 anos atrás. Esse novo regimento irá premiar a democracia no Legislativo duovizinhense”, afirma o presidente Mauri.
Outra determinação dada ainda em janeiro, foi a de que a estrutura da Câmara deveria ser usada pela comunidade. Até aqui é exatamente isso que vem ocorrendo. Foram inúmeros encontros, reuniões, treinamentos e cursos profissionalizantes promovidos pela comunidade e apresentados no auditório da Câmara, atendendo desde jovens em busca de emprego, até associações, como a de aposentados, acadêmicos, sindicatos, cooperativas, entidades da agricultura familiar, associação de Professores do Paraná, partidos políticos, entre outros. O secretário da mesa, vereador Raul Isotton afirma que a Câmara é hoje uma estrutura da comunidade, atendendo coletivamente o munícipe.
De acordo com o Presidente Mauri Ferreira dos Santos, várias votações relevantes para a comunidade garantiram a aprovação de vários benefícios, como o aumento de 7,25% para os servidores públicos municipais; a política de atendimento dos direitos das crianças e adolescentes do município, contando com a apreciação, inclusive do promotor público da Comarca; a declaração de utilidade pública da Associação dos Deficientes Visuais do Sudoeste do Paraná; a criação do cargo de Professor de Educação Infantil; o novo plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais do magistério municipal; 7 novos loteamentos aprovados, demonstrando o forte crescimento do município; vários projetos que garantiram incentivos de várias proporções à empresas e organizações como o SUDOTEC, AMEDV-RCC - Associação de Mulheres e Rede de Combate ao Câncer, Associação de Artes Plásticas e Artesanato de Dois Vizinhos; s aprovação do Projeto que fez a doação dos lotes da praça Gregório Nicaretta à Mitra Diocesana, que em 1978 doou ao município os lotes e agora num entendimento de todos, foram repassados novamente a igreja. Enfim, são mais de quarenta projetos, sempre com muita responsabilidade discutidos, analisados e votados, buscando o melhor para a população.
Um momento histórico para a Câmara de Dois Vizinhos, foi à realização da Conferência “Comunidade Unida em Defesa da Vida”, quando quase mil pessoas lotaram o Centro Cultural Arte e Vida, visando a conscientização e a união da comunidade para um trânsito com menos violência. Outro evento importante foi a homenagem aos 50 anos da comunidade de São Valentim, onde mais de 120 pessoas da comunidade participaram de uma sessão solene que marcou época e emocionou a todos os presentes na Câmara de Vereadores. Agora, já está programada uma outra ação na comunidade, que vai distribuir em todo o município orientações na área previdenciária, quando um informativo trará esclarecimentos diversos envolvendo principalmente dúvidas na hora da aposentadoria.
Em maio, os vereadores Mauri Ferreira dos Santos e Dr. Pedro Collaço participaram da viagem da ACAMSOP à Brasília. A ampliação de 07 para 12 policiais militares em Dois Vizinhos, é considerada uma das contribuições que a viagem proporcionou. Foram feitas várias outras reinvidicações, principalmente nas áreas de segurança pública, educação e agricultura.
“Quando a mesa diretora assumiu, teve como propósito um trabalho de muito respeito, principalmente o resgate da credibilidade do Poder Legislativo. A participação da população nas sessões e nos eventos que a Câmara realizou pode ser considerada uma das demonstrações de que não só a imagem da Câmara melhorou, mas de que a população entende a importância de um Poder Legislativo sério e digno para o município.Em tudo isso prevaleceu a proposta de uma máquina enxuta e eficiente. Tudo se baseando na democracia, que sempre foi relevante nas conversas, nas sessões, nas comissões, nas discussões e no direcionamento da Câmara neste ano. Todos os vereadores entenderam e contribuíram para que isso fosse conquistado. A Câmara Duovizinhense amadureceu muito neste ano, deixando de lado ataques pessoais e discutindo o que realmente interessa a comunidade”, concluiu Mauri.