Trigésima Sexta Sessão

quarta, 08 de outubro de 2008
Vereadores avaliam eleições 2008. Leia Mais.
A sessão de terça-feira, 08, por não contar com a entrada de nenhum projeto novo e nem haver votações, foi aproveitada para os vereadores avaliarem as eleições de 2008. Na tribuna todos os vereadores manifestaram suas opiniões. Chico Peretto afirmou estar feliz, mesmo sem ter sido reeleito, por ter contribuído por 12 anos com o município. O vereador Pedro Collaço foi o mais incisivo e destacou a gana do eleitor por dinheiro no que tange a eleição para vereador. “Infelizmente esse país tem a cultura da compra e da venda do voto. Se o eleitor não vendesse o voto, não haveria compradores”. Relembrou momentos da eleição para vereador, onde outros candidatos ofertaram dinheiro para seus eleitores trocassem placa e o voto, o que quase sempre eram prontamente atendido, disse ele. “Mesmo que tivesse dinheiro para isso, não compraria votos. Não é da minha estirpe. Não vou apontar nomes, porque quando fala tem que provar, mas todos sabem quem são os compradores de votos. A eleição para vereador em Dois Vizinhos realmente foi o fim da picada, foi uma tal compra de votos”, concluiu o vereador Dr. Pedro. O vereador Gilmar Gusso disse que enfrentou problemas de saúde com familiares nos últimos anos e que não estava motivado para a eleição e que somente foi candidato por insistentes pedidos. Disse estar a disposição da comunidade para colaborar. “Saio de cabeça erguida e com o dever cumprido e desejo um bom trabalho aos futuros vereadores”, disse Gilmar Gusso. O vereador Carlinhos Turatto afirmou que um dos derrotados desta eleição também foi ele, relembrando o seu projeto do qual ele gostaria de ter feito parte da chapa majoritária. Voltando-se em seguida a eleição dos vereadores disse: “Eu fiz um trabalho. Atendi. Tive uma carro a disposição da população durante os 4 anos e esperava pelo menos um voto a mais do que na eleição de 2004. Mas a força da compra do voto foi maior. O grande problema disso vereadores, é que para conseguir candidato a vereador daqui a 4 anos, só se haver um entendimento para colocar só os 9, por que senão fica difícil. Como é que vai colocar os candidatos. Quem vai querer ser candidato?” A vereadora Maria Marli destacou o fraco apoio das mulheres. “Fiz minha campanha toda de cabeça erguida. Eu me elegi a única vereadora em 2004 e trabalhei. Não fiz feio pra ninguém. Fui na casa de cada um de cabeça erguida pelo meu trabalho como vereadora e representante das mulheres”. Maria Marli questionou quem são os corruptos. Se os políticos ou os eleitores que vendem o voto. “Quero agradece os quase 500 votos. Foram votos sinceros e leais”. Alcir Ganassini relembrou alguns de seus trabalhos durante a atual legislatura, destacando de que tudo o que foi feito de bom e sério durante o mandato, não vale mais do que 5 litros de gasolina durante a eleição. “Quero dizer que os vereadores que aqui estão, nestes 4 anos procuraram e fizeram um bom trabalho. A Sociedade não pode se queixar do trabalho do legislativo. Aprovamos os projetos e ajudamos no crescimento de Dois Vizinhos”, afirmou Alcir. O Vereador Odoli Picolli disse que a atual legislatura foi uma das melhores da história de Dois Vizinhos. “De todas as legislatura, essa foi a melhor fase do Poder Legislativo. E foi a maior renovação”, disse Picolli. O Presidente Mauri Ferreira dos Santos, também destacou o poder destruidor da compra de votos para vereador. “Quem utiliza dessas armas, não é digno de ocupar uma vaga aqui na Câmara”, afirmou Mauri. “Eu cumpri o meu papel de vereador sério. Vereador que respeita o dinheiro público e sendo um cidadão sem mandato continuarei da mesma forma. Quero agradecer os 514 amigos que votaram com seriedade”, destacou Mauri.