Câmaras Municipais discutem si

quarta, 07 de janeiro de 2009
Encontro na terça-feira, 13 na Câmara de Dois Vizinhos reunirá lideranças do setor agrícola para dis
A estiagem mais uma vez causa prejuízos no Sudoeste paranaense. A falta de chuvas, especialmente nos meses de novembro e dezembro de 2008, afetou as lavouras de milho, soja e feijão. Em algumas cidades, como Ampére, por exemplo, as perdas na cultura de milho na atual safra ficam entre 60 e 70%. Preocupadas com essa situação as 27 Câmaras de Vereadores filiadas a Acamsop/13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná - micro de Francisco Beltrão) realizam sessões simultâneas na próxima terça-feira, 13, a partir das 14h, para discutir os prejuízos da estiagem na região.
A decisão de organizar esses encontros foi tomada na primeira reunião da diretoria da Acamsop/13 neste ano na presença de 24 dos 27 novos presidentes de Câmaras. Os vereadores, que debateram o assunto nessa quarta-feira, 7, definiram que cada cidade realiza sua sessão, onde serão convidados representantes do departamento municipal de Agricultura, Emater, Sindicatos, Associações de Agricultores, Gerentes de bancos e cooperativas de crédito, além dos agricultores.
A pauta das sessões prevê a discussão sobre a liberação do seguro agrícola, renegociação de dividas, financiamentos e auxilio para quem plantou por conta própria. As propostas de cada município serão inseridas em um documento único e entregue aos governos Estadual e Federal.
Segundo Helio Alves (PDT), presidente da Acamsop e vereador por Ampére, o objetivo é ouvir as reivindicações das pessoas prejudicadas pela falta de chuvas. "Precisamos saber a realidade de cada município. Por isso todas as pessoas ligadas ao setor já estão sendo convidadas para participar do encontro, e muito importante que todos participem. Vamos debater quais as medidas que devem ser tomadas em curto prazo, e o que o Sudoeste poderá fazer para enfrentar outras estiagens", comenta o presidente.

Reunião com presidentes
Na primeira reunião da Acamsop/13 neste ano, que reuniu os presidentes, a diretoria apresentou aos presentes as ações realizadas pela entidade e a função da Acamsop. Os 24 presidentes que estiveram no encontro solicitaram que seja feito em 2009 cursos de aperfeiçoamento e palestras para os servidores das Câmaras e para os vereadores. Também ficou decido que os presidentes se reúnem novamente com a diretoria da Acamsop no dia 17 desse mês.