Em reunião da ACAMSOP 13, Câma

segunda, 19 de janeiro de 2009
ACAMSOP 13 recebeu documentos das 27 Câmaras Municipais que realizaram reuniões sobre os prejuízos d
Agora a ACAMSOP prepara um documento contendo a unificação das reivindicações. A reunião da ACAMSOP 13 aconteceu no último sábado (17), no município de Nova Prata do Iguaçu. O Presidente Hélio Capelesso e o Secretário Antonio Castanha representaram a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos e efetuaram a entrega do resultado da reunião realizada com lideranças e agricultores no dia 13 de janeiro.
As reivindicações dos agricultores do Sudoeste do Paraná para amenizar os prejuízos da estiagem serão levadas ao conhecimento dos governos Federal e Estadual. Esse é o objetivo da Acamsop/13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), após coordenar as 27 sessões especiais nos municípios da micro de Francisco Beltrão, na última semana, que serviram para conhecer a realidade de cada cidade. O documento regional sobre a estiagem contendo as propostas será finalizado nessa semana, em reunião ainda em data a ser marcada, que contará com a participação de representantes de entidades da região.
Os pedidos de cada município foram entregues para a Acamsop no sábado, 17, durante reunião com os presidentes de Câmaras, realizada em Nova Prata do Iguaçu. O presidente da entidade, vereador de Ampére Helio Alves (PDT), informa que um profissional da área agrícola foi contratado pela associação para analisar as reivindicações para serem inseridas no documento.
Nessa mesma reunião com os representantes das entidades e da diretoria da Acamsop será discutida também a forma de entrega das reivindicações. Segundo Helio Alves, o maior objetivo é fazer com que as autoridades conheçam a realidade dos produtores do Sudoeste. A intenção é dentro de 20 dias levar as propostas para os governos Federal e Estadual.

Reunião com presidentes
Na reunião com os presidentes das Câmaras, em Nova Prata do Iguaçu, o presidente da Acamsop/13 destacou o empenho de cada município para realizar a sessão especial. Mesmo com chuva as reuniões reuniram cerca de duas mil pessoas e isso, para o presidente, demonstra a importância do trabalho dos vereadores. "Estamos preocupados com a situação em virtude da estiagem. Por isso nosso trabalho foi bem aceito pelos produtores e pelas entidades. Temos que agradecer o empenho de todas as pessoas que se envolveram nessas sessões e o principal objetivo, que era conhecer a realidade de cada cidade, foi alcançado" ressalta Helio.
Das 27 Câmaras de Vereadores da micro de Francisco Beltrão 23 participaram da reunião que avaliou o trabalho das sessões. Outras três justificaram a ausência, mas enviaram os documentos contendo as reivindicações locais. Os presidentes avaliaram como positiva a realização dos encontros, além de sugerir algumas propostas. Uma delas é criar uma comissão para acompanhar a tramitação desse documento nas esferas estadual e federal.
Participaram do encontro, além de integrantes da diretoria e presidentes de Câmaras, também representantes da Fetraf Sul, do Deral da Seab e o prefeito de Nova Prata do Iguaçu Ruben Foleto.