Estiagem: Documento da ACAMSOP

sábado, 24 de janeiro de 2009
Entidades definem datas para entregar documento sobre estiagem. Leia Mais.
O documento regional com as reivindicações dos agricultores atingidos pela estiagem será finalizado nessa sexta-feira, 23. A reunião, coordenada pela Acamsop/13 (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná - micro de Francisco Beltrão), acontece na sede da entidade a partir das 9h, e terá a presença de representantes da Amsop, Acamsop/14, Emater, Seab, Faep, Deral e Fetraf-sul. No encontro as lideranças vão discutir os pedidos para depois criar o documento com as solicitações que serão levadas aos governos Federal e Estadual.

O presidente da Acamsop/13, vereador de Ampére Helio Alves (PDT) informou que as entidades da micro de Pato Branco também foram convidadas para participar, pois a intenção é inserir no documento as reivindicações de todo o Sudoeste. Ele destacou também que nessa reunião serão definidas as datas das audiências para a entrega do documento, que deve ocorrer dentro de 20 dias. "Vamos integrar os pedidos dos agricultores da micro de Pato Branco, pois toda a região foi afetada e por isso é importante todas as entidades trabalharem em parceria. Vamos fazer os pedidos de forma unida para que todos os afetados pela falta de chuvas possam ter os prejuízos amenizados com o auxilio dos governos na esfera estadual e federal" comenta Helio.

Entre as sugestões feitas pelos agricultores, levantadas nas sessões especiais realizadas nesse mês pelas 27 Câmaras da micro de Francisco Beltrão, estão a liberação do seguro agrícola, renegociação de dividas, financiamentos e auxílio para quem plantou por conta própria. Segundo Helio Alves as propostas que vão compor o documento atendem as reivindicações de vários setores da agricultura.