Entidades entregam documento s

terça, 27 de janeiro de 2009
Reivindicações dos Agricultores Duovizinhenses prejudicados pela estiagem foram levantadas pela Câma
O Governo do Paraná conheceu a realidade dos agricultores do Sudoeste atingidos pela estiagem, especialmente nos meses de novembro e dezembro. O panorama da região foi apresentado nessa segunda-feira, 26, por meio do documento elaborado pelas entidades da região, onde pedem medidas para amenizar os prejuízos causados pela seca. A pauta contendo as reivindicações dos produtores sudoestinos foi entregue ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, em exercício, Herlon de Almeida, e ao diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Simioni.
A comitiva da região que esteve presente era formada pelo presidente da Acamsop/13 Helio Alves, pelo presidente da Acamsop/14 Rovanir José Noll, pelo presidente da Amsop Élson Munareto, pelo representante da Fetraf sul e Unicafs Luiz Perin, além dos deputados estaduais Augustinho Zucchi (PDT) e Nereu Moura (PMDB), pelos vereadores de Realeza Carlos Socovoski e Ademar João Lotici e pelo vereador de Palmas Vilmar Borges.
No encontro a comitiva manifestou a preocupação com os efeitos da seca na região, onde já foram apresentados mais de 5.000 pedidos de perícia para ser encaminhada ao seguro agrícola. Entre as reivindicações apresentadas está a adoção de um fundo emergencial contra catástrofes, cujo projeto já se encontra no Congresso Nacional para aprovação, disse Almeida. Também sugere a elevação do preço mínimo do leite e uma linha de crédito para a atividade leiteira, reivindicações que serão encaminhadas ao governo federal.
Ao governo do Estado, a pauta pede a agilidade na liberação do Proagro para atender de imediato as áreas vistoriadas. A pauta reivindica ainda a extensão, para a suinocultura e produtores de leite, dos subsídios dados ao setor avícola no uso de energia elétrica durante o período noturno.

Revisão do sistema de produção agrícola
Para Almeida, as pautas apresentadas já estão sendo encaminhadas e foram adotadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento como medidas de emergência para amenizar o sofrimento dos agricultores. "Nós já fomos ao governo federal, mas se for preciso constituímos outra comitiva e vamos de novo", declarou.
Porém, alertou os prefeitos e vereadores que é preciso conscientizar os agricultores a rever os sistemas de produção agrícola, principalmente nessa faixa do estado do Paraná entre o Oeste e Sudoeste, onde a seca foi mais forte. Almeida destacou que é preciso entender os sinais da natureza e mudar radicalmente os hábitos. "Nos últimos 10 anos, essa faixa que compreende o Oeste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sofre com a seca. Somente em quatro deles não ocorreram problemas graves de falta de chuvas", disse.
Almeida salientou que é o momento de prefeituras e câmaras municipais, que estão mais próximas do agricultor, se mobilizarem com cooperativas e sindicatos rurais para conscientizar o agricultor a mudar o sistema de produção. "Os agricultores têm que se preocupar com conservação de solos, com técnicas de desenvolvimento sustentável, com conservação de águas e não podem mais plantar com excesso de produtos químicos que só prejudicam o solo e as plantas", alertou.

Safrinha e calcário
Para o deputado Augustinho Zucchi, é fundamental atender as reivindicações da agricultura do Sudoeste do Paraná, que é a base da economia local. Na sua opinião é importante o governo atender a necessidade de liberação de recursos para viabilizar o plantio da safrinha de milho e feijão e também um programa de calcário. Segundo Zucchi, o calcário é fundamental para aumentar a produtividade das lavouras. Ele corrige o solo e dá mais condições para a lavoura e pecuária se desenvolver, mesmo em períodos de pouca chuva.