Nona Sessão Ordinária teve tum

quarta, 08 de abril de 2009
Nona Sessão teve final antecipado. Leia mais.
A sessão de ontem, apesar de, em sua maior parte ter sido calma, acabou sendo finalizada antecipadamente. Segundo o Presidente Hélio Capelesso, ele determinou o fim da sessão, diante da insistência do vereador Carlinhos Turatto em fazer uso da palavra de maneira forçada, já que seu momento de usar a tribuna já havia sido utilizado. Diante da alteração do vereador Turatto, a sessão foi encerrada. Logo em seguida, o vereador protagonizou um tumulto generalizado, que assustou a platéia presente. Alterado e aos gritos, xingou vereadores, funcionários da Casa de Leis e até pessoas da platéia. O bom público que estava presente, ficou surpreso e sem entender a reação do vereador. Desde o início da sessão, Turatto insistia em alterar a ordem do uso da Tribuna, desejando ficar entre os últimos a se pronunciar, embora tenha havido um acordo nas sessões anteriores, de como deveria ser as inscrições e a seqüência do uso da palavra de interesse público. Pelas inscrições da noite, ele foi o quarto, porém usou da tribuna e não disse nenhuma palavra, mantendo-se em absoluto silêncio, gerando expectativas dos edis e dos públicos, porém, ficou subentendido, que esta foi sua forma de conversa, como protesto. O Presidente da Câmara, Hélio Capelesso, lamentou o ocorrido, dizendo que não esperava uma atitude desse nível, por parte de um vereador experiente e que também é líder do atual prefeito. “Se em outros momentos, algum vereador cometer situações de desrespeito ao público e a mesa de vereadores, e eu como presidente entender que não seja nível de um vereador, eu vou encerrar a sessão. Vou moralizar o nível das sessões, custe o que custar e seja quem for, e ponto”, disse Hélio Capelesso. Depois do tumulto, o público presente aplaudiu a decisão de encerrar a sessão.