Empréstimos aprovados.

quinta, 07 de maio de 2009
Empréstimos de R$ 3.400,00 aprovados na Câmara. Leia Mais.
A Câmara de Vereadores aprovou com todos os votos favoráveis, os dois projetos referentes a empréstimos para o município. O projeto 014/2009 libera o empréstimo de R$ 1.128.150,00, que será aplicado nas seguintes aquisições:
I – 01 (uma) pá carregadeira
II – 03 (três) caminhões caçamba basculante traçado 6 x 4;
III – 02 (duas) retro escavadeiras 4x4

Também foi aprovado em definitivo, o projeto 013/2009, que libera o empréstimo de R$ 2.271.850,00, que inicialmente seria direcionado para barracões industriais e calçamento nas comunidades de Quatro Irmãos e Alto Empossado, porém, com o pedido de vista do projeto, pelo vereador Lauro Giacomini, num entendimento entre os 9 vereadores, foi apresentada uma alteração, direcionando todo o valor para calçamento no interior, já que segundo dados do município, serão devolvidos aproximadamente 05 mil metros de barracões industriais, que tem no regime de comodato, o vencimento em 2009 e poderão ser redistribuídos para o incentivo a geração de empregos. Os recursos oriundos das operações de crédito autorizadas por esta Lei, serão aplicados na execução do seguinte projeto:
- Estradas vicinais municipais:

a) Trecho 1 – Indústria Latreille-Linha Alto Empossado – extensão 6.000 metros; e
b) Trecho 2 – PR 469-Linha Quatro Irmãos – extensão 4.000 metros.”
c) Trecho 3 - PR 473-Volta Grande – extensão 2.200 metros;
d) Trecho 4 – PR 281-Barra do Lajeado Grande – extensão 1.700 metros;
e) Trecho 5 – Linha São Pedro dos Poloneses-Linha Conrado – extensão 3.900m;
f) Trecho 6 – Linha São Valentim-Linha Santa Maria – extensão 2.900 metros;
g) Trecho 7 – Ponte Rio Dois Vizinhos-Linha São Pedro dos Poloneses – extensão 800 metros;
Agora a administração poderá encaminhar os projetos do empréstimo a AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ S.A, que viabilizará os recursos.

Uma Sessão Memorável

A história política das administrações foi passada a limpo na sessão desta terça-feira (06). Foi uma grande sessão. Através dos discursos dos vereadores e do entendimento, pôde-se notar onde está o ponto de maturidade e equilíbrio dos vereadores. Inicialmente o vereador e líder do prefeito Carlinhos Turatto (que fez um dos seus melhores discursos em sua carreira política) voltou no tempo, citando, pelo seu entendimento, vários fatos históricos do município. Reconhecendo os pontos positivos das administrações adversárias como do Jaime Guzzo e do Padre Lessir, e disse que cada um fez a sua parte e agora há o desejo do atual prefeito, de contribuir para o engrandecimento do município.
Por sua vez, o líder da oposição e ex-secretário do prefeito Lessir, Itamar Boaretto também passou por alguns momentos da história, citando o ex-prefeito Cassol, e reconhecendo o esforço deste na compra do terreno da Escola Agrotécnica, que hoje é Universidade Federal em Dois Vizinhos. O Presidente Hélio Capelesso, que conduziu com muita responsabilidade o entendimento, dialogou com o prefeito, foi transparente, e talvez por isso os vereadores chegaram a este entendimento. O Zé Carlos, teve a oportunidade, de defronte a sua comunidade de Empossado, dizer que o calçamento vai se tornar realidade. O Dr. Janino, que há alguns dias disse que tem orgulho de participar desta legislatura, ficou muito feliz com o entendimento. O Pinóquio também teve um desempenho muito equilibrado. O Gelson Lindner, que tem feito um trabalho de fiscalização, um trabalho de reconhecimento à administração anterior. O professor Antonio Castanha, que também teve a felicidade de anunciar um importante passo rumo a solução do problema dos diplomas da ViziVale, que foi a derrubada, por parte dos deputados estaduais, do veto do governador Requião. E finalmente o vereador Lauro Giacomini que inicialmente encampou a idéia, que depois foi assinada por todos os 9, de fazer calçamento também para Linha Conrado, Barra do Lajeado, Volta Grande e Santa Maria.