Câmara em visita a Toledo, par

sexta, 03 de julho de 2009
Conhecer detalhes sobre monitoramento com câmera de vídeo foi o objetivo da visita dos vereadores a
Na quinta-feira (02), os Vereadores Lauro Giacomini e o Presidente Hélio Capelesso, visitaram a cidade de Toledo, onde foram buscar maiores informações sobre o monitoramente de pontos estratégicos da cidade, através de câmeras de vídeo. O secretário de Segurança de Toledo, Coronel Olympio Carneiro recebeu os vereadores e repassou muitas informações sobre o sistema e também concedeu uma entrevista ao assessor de imprensa Cleiton Basso:

P: Como Funciona o sistema de monitoramento em Toledo e porque é considerado modelo para outros municípios maiores?
R: Hoje, o nosso sistema de monitoramento conta com 8 câmeras instaladas e mais duas em processo de instalação em no máximo 60 dias, monitorando boa parte da cidade, contribuindo em muito com as Polícias Civil e Militar, com os próprios munícipes, tendo em visto, que além das muitas vantagens, as imagens podem inclusive servir para esclarecimentos sobre acidentes. Funciona com uma central, que atualmente está instalada na Prefeitura. Essas câmeras tem um zoom que aproximam com precisão imagens de até 500 metros de distância, como vocês puderam comprovar. Dá para se verificar a placa de um automóvel, nitidamente, inclusive a cidade de origem. É um sistema moderníssimo, muito bom. Tenho certeza que para Dois Vizinhos cairá como uma luva também. Isso dá mais segurança para o munícipe. Faz também com que os órgãos de segurança pública possam atuar mais aonde realmente se encontra o problema.
P: Alguns exemplos?
R: No caso de roubo de veículos. Nós podemos verificar para onde saíram os veículos. Roubos de bicicletas, motocicletas. Situações de acidentes de trânsito, com vítimas fatais, onde o condutor se envolveu em atropelamento ou colisão e evadiu-se do local e com essas imagens tivemos esclarecida a autoria do delito.
P: O que isso representa para os condutores de veículos?
R: Os motoristas se sentem vigiados. Por quê? Porque ele sabe que através das câmeras de monitoramento, ele está sendo visto e qualquer coisa que ele faça errado, por exemplo estacionar em local não permitido, manobras perigosas na noite ou madrugada, as câmeras flagram e nós acionamos os nossos agentes de trânsito e eles chegam ao local. Isso significa, que o motorista que age de forma contrária as leis de trânsito, já se preocupa muito, porque ele sabe que está sendo monitorado, sendo visto e não ficará impune.

VEREADORES

Na secretaria de Segurança de Toledo, os vereadores Lauro Giacomini e Hélio Capelesso também falaram sobre o sistema.
Lauro: Muito importante o que vimos aqui. Toledo está muito a frente de outros municípios, inclusive grandes municípios. Percebemos aqui, que quando o Poder Público quer fazer a diferença ele faz e é isso que queremos incentivar com o estudo da implantação em Dois Vizinhos. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando uma solução de cima. Temos que buscar iniciativas viáveis e essa é uma delas.
Hélio Capelesso: O objetivo da Câmara ao estar fazendo essa visita, é ter conhecimento sobre essa experiência que Toledo vêm tendo há mais de 2 anos com o monitoramento de vídeo e há mais de 10 anos com a Guarda Municipal, e como isso tem trazido resultados muito importantes para a cidade de Toledo. Dois Vizinhos, está passando neste momento, por muitas dificuldades na questão de segurança, eu entendo que seria o momento oportuno para para implantar algo similar em nosso município, para que a população tenha mais tranqüilidade.