Sadia: “caminhões com 4º eixo”

quarta, 23 de dezembro de 2009
Sadia: “caminhão com 4º eixo”. Câmara de DV entrega documento de vereadores e lideranças da região.
Na manhã de quarta-feira (23), o Presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Dois Vizinhos, representando os demais vereadores, bem como 45 vereadores de Câmaras de municípios ligados à empresa Sadia, entregou um abaixo assinado contendo assinaturas de vereadores e autoridades. O abaixo-assinado refere-se à questão dos “caminhões com 4º eixo” para transporte de cargas vivas, que a empresa Sadia pretende exigir aos seus prestadores desse serviço. O documento direcionado ao Gerente de Sítio da Sadia de Dois Vizinhos – Claudemir Alessi foi entregue ao responsável pela Logística Agropecuária – Jérri Bruzamarello. Teor do ofício que acompanhou o abaixo- assinado:
Encaminhamos a Empresa Sadia manifesto colhido junto aos Vereadores da micro região de Dois Vizinhos, os quais manifestam preocupação com a proposta em andamento que trata da implantação do “caminhão com 4º eixo” para transporte de cargas vivas.
Salientamos que dentre os problemas levantados pelos Vereadores dos Municípios signatários deste manifesto um se relaciona com a falta de infra-estrutura viária das estradas municipais que na sua maioria tem apenas pavimentação primária lançada sobre solo argiloso, o qual não suporta carga quando úmido, especialmente dias de chuva, acelerando a deterioração, tornando-as intransitáveis.
Diante disto apresentamos este manifesto, contendo o endosso de 45 Vereadores de Municípios da área de abrangência dessa Empresa Sadia na micro região de Dois Vizinhos.
Atenciosamente,

Hélio Capelesso
Presidente Câmara de Dois Vizinhos.

Teor do abaixo-assinado:
Os Vereadores, abaixo identificados e assinados, colhendo manifestação das Entidades e Empresários do setor de transporte de cargas vivas e frigorificadas, MANIFESTAM PREOCUPAÇAO com a proposta da Empresa Sadia (Brasil Foolds) quando está sendo implantado o “caminhão com 4º Eixo” no transporte de frangos. Os principais problemas estão na falta de infra-estrutura viária das estradas municipais que são pavimentadas com cascalho e calçamento, bem como na questão individual de cada micro empreendedor, o qual não dispõe de suporte financeiro para aquisição de novos caminhões. Assim os vereadores signatários deste manifesto, prestam apoio aos microempresários que estão sendo pressionados a implantar a nova proposta da Empresa, bem como solicitamos à Empresa Sadia que se de fato a implantação do projeto é irreversível, deva ser programada a sua efetivação, dando tempo aos Municípios e aos microempresários tentar viabilizar soluções para as questões apontadas.