Câmara aprova projetos dos set

terça, 21 de dezembro de 2010
Câmara aprova projetos do setor de tecnologia. Incentivo a CISS e Internet para todos são dois dos p
Câmara aprova projetos do setor de tecnologia.
Na manhã de terça-feira (21), os Vereadores de Dois Vizinhos realizaram uma sessão extraordinária para zerar a pauta do ano. Quatro projetos foram aprovados, sendo um para a área social e três para a área de tecnologia.
Incentivo à CISS
O projeto 080/2010 autoriza incentivos para edificação da sede própria da CISS – Consultoria em Informática, Serviços e Software Ltda. O apoio está relacionado à infra-estrutura básica, envolvendo posteamento, mini subestação elétrica drenagem, poço artesiano, etc. Em contrapartida a CISS se compromete a gerar 100 empregos diretos e manter os 180 atuais.
Parceria SUDOTEC e prefeitura.
Os Vereadores aprovaram também, o projeto 085, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parceria com a SUDOTEC - Associação Para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná. Pelo convênio, a prefeitura irá repassar o valor de R$ 10.000,00 mensais, com o compromisso do SUDOTEC apoiar as pequenas e médias empresas na busca de inserção no mercado nacional e internacional, com produtos de qualidade e a preços competitivos.
Internet para todos
O terceiro projeto do setor de tecnologia aprovado na sessão foi o 007/2010, de autoria do Poder Legislativo, numa proposição do Vereador Hélio Capelesso e que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa “Internet para todos”. O programa prevê a disponibilização na cidade de Dois Vizinhos de acesso gratuito à rede mundial de computadores, além de promover o desenvolvimento social, cultural e econômico por meio do acesso à tecnologia da informação. De acordo com o projeto, o executivo deverá fornecer o acesso gratuito à internet a todos os cidadãos que desejarem, para uso exclusivamente residencial, respeitando velocidade, a princípio, de 512 Kbps para downloads e 128 Kbps para upload. Na prática, é a disponibilização de sinal de internet (sem fio), em velocidade básica para toda a cidade, beneficiando principalmente estudantes e quem necessitar de internet móvel dentro do período de abrangência. Na região, projeto similar já é realidade no município de Chopinzinho. Segundo Hélio Capelesso, o custo para disponibilizar o acesso à rede é mínimo e Dois Vizinhos tem todas as condições de bancá-lo, proporcionando ao município entrar definitivamente numa nova era tecnológica. Ele esclarece ainda, que o projeto não inviabiliza empresas que prestam serviços no setor, que continuarão atuando no fornecimento de velocidades maiores e no setor comercial, bem como no próprio auxílio ao projeto. No ano passado o Vereador já solicitou através de indicação, que o executivo disponibilize internet para o interior do município.
Área Social
O projeto 086/2010 também foi aprovado em definitivo e promove a remissão de débitos tributários e concede isenção para os imóveis situados no Loteamento Vizinhense, Brasiliense e Solidariedade, todos no bairro Esperança. Vários moradores do bairro chegaram cedo à Câmara para assistir a sessão.