Auxílio alimentação para funci

quarta, 16 de fevereiro de 2011
Auxílio alimentação para funcionários municipais é aprovado. Mas Vereadores cobram plano de carreira
Os Vereadores aprovaram em medida de urgência o projeto que prevê “Vale Alimentação”, no valor de R$ 70,00 aos servidores efetivos e aos Agentes Comunitários de Saúde, cujo vencimento básico mensal seja inferior ao salário mínimo nacional vigente, para jornada de 8 horas diárias. Com a aprovação, os beneficiados receberão o auxílio durante os 12 meses de 2011, incluindo o período retroativo a janeiro e fevereiro. No entanto, tanto Vereadores da situação como de oposição cobraram urgência por parte do executivo, no encaminhamento do plano de carreira para os servidores municipais, que corrigiria graves distorções salariais que levam vários servidores municipais a terem salário com valor menor que o mínimo nacional. Para o Vereador Gelson Lindner, a aprovação deste auxílio foi importante, mas espera que seja o último ano que seja oferecido o auxílio e que o prefeito encaminhe urgente o plano de carreira do funcionalismo, para que no ano que vêm todos tenham um salário digno. O Vereador Emerson Dalpasqual, que é funcionário público, também reconheceu a grande necessidade do plano de carreira. “Espero que o prefeito mande o mais rápido possível, dentro das condições do município e antes das eleições do ano que vem, para que não ocorra como no fim da última administração”, resume-se a fala de Pinóquio. Para o também servidor público municipal, professor Antônio Castanha, esta é uma das grandes bandeiras de seu mandato: “Espero aprovar ainda este ano o plano de carreira, para que em 2012 não seja necessário votar auxílios e que todos os servidores tenham salário digno”, disse Castanha.
No fim de 2008, o então prefeito Padre Lessir encaminhou para a Câmara o Plano de Carreira dos Servidores Municipais, mas o plano não foi aprovado, diante da justificativa dos Vereadores que votaram contrários, de que o plano engessaria a nova administração do município. Na época, o então prefeito eleito (Zezinho Ramuski) se comprometeu a enviar o mais rápido possível o plano, com os Vereadores aliados afirmando que no máximo até abril ou maio de 2009 o plano estaria na Câmara para ser aprovado. No entanto, já são passados mais de 2 anos da não aprovação do plano encaminhado pelo ex-prefeito Padre Lessir e ainda o plano não foi encaminhado pelo prefeito para o Legislativo votar.