Incentivo a produção leiteira

sexta, 10 de maio de 2013
Câmara aprova lei que institui o Programa de Inseminação Artificial Gratuita
Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos o Programa Municipal de Melhoramento Genético, através da Inseminação Artificial em bovinocultura leiteira.
De inicio o projeto previa que cada produtor teria direito a 30 doses de sêmen ano, mas através de emenda dos vereadores de oposição a quantidade subiu para 50 inseminações para cada unidade produtiva (propriedade) por ano. O projeto prevê ainda que em cada comunidade os agricultores se reúnam em grupos de 10 produtores que a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos irá disponibilizar de um botijão de sêmen através de concessão e todo material necessário (nitrogênio, luva, bainha, aplicador, cortador de palheta, termômetro, caixa de isopor, recipiente para armazenamento de bainhas e treinamento).
A partir deste inicio do mês de maio os produtores interessados deverão procurar a prefeitura e preencher um cadastro onde terá que apresentar carteira de identidade, CPF/MF, Nota Fiscal de venda do leite, cópia do CAD/PRO e atestado médico veterinário da realização dos exames de brucelose e tuberculose dos animais de sua propriedade para estar apto a participar do Programa.
Os grupos de até 10 produtores inscritos que estiverem cumprindo as exigências receberão assistência gratuita e acompanhamento técnico dos profissionais da Secretaria da Agricultura do município.
O presidente da Câmara, vereador Ezequias Hein Skubi (PP) disse que a exemplo dos anos passados os produtores rurais terão um grande beneficio com o incentivo da inseminação gratuita e isso vai contribuir para que Dois Vizinhos continue se destacando a nível regional na produção leiteira.