Região Metropolitana

segunda, 29 de junho de 2015
Dois Vizinhos poderá se tornar Região Metropolitana
O Governo do Estado, neste ano, já sancionou a criação de quatro Regiões Metropolitanas, sendo; Cascavel, Apucarana, Campo Mourão e Toledo. É de nosso conhecimento que já foi protocolado projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná criando a Região Metropolitana de Dois Vizinhos, integrada pelos municípios de Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vere.

A implantação da Área Metropolitana na região de Dois Vizinhos facilitará o acesso dos municípios às políticas públicas e estimulará o desenvolvimento homogêneo das cidades, além de ampliar o potencial de desenvolvimento de toda região.

Somente se conquista importância no cenário econômico brasileiro quando existe união de forças para um desenvolvimento integrado.

Por tudo isso se busca o apoio deste importante Órgão de Comunicação na divulgação deste anseio, o qual dará um passo para grandes conquistas para o município de Dois Vizinhos e esta região que somados os habitantes atingirá a população exigida pela lei para que esses municípios possam usufruir dos benefícios de uma Região Metropolitana.

As Regiões Metropolitanas são áreas compostas por um conjunto de cidades contíguas e com integração socioeconômica a um município de porte maior caso de Dois Vizinhos que apresenta boa infraestrutura, variedade de serviços, grande mercado de trabalho e elevada população residente, sendo efetivada essa Região Metropolitana, trará mais investimentos para todos os municípios que estiverem inseridos a região, além de fortalecimento econômico.

"Fico muito feliz, porque é de suma importância que Dois Vizinhos possa ser formalizada Região Metropolitana” Disse o Presidente da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos Gelson Lindner. “Isso fortalece tudo: saúde, economia e principalmente a agricultura, avicultura enfim o agronegócio que é nosso principal gerador de renda", afirmou Lindner.

Regiões Metropolitanas e a Constituição

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, cabe aos governos estaduais o reconhecimento legal das regiões metropolitanas. De acordo com a Constituição Federal, a de atribuição dos estados instituir as regiões metropolitanas, afim de possibilitar a integração, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara