CIDADÃOS HONORARIOS

terça, 20 de outubro de 2015
Por unanimidade Vereadores aprovam Título de Cidadão Honorário Valdir Pagnoncelli e Jaime Guzzo
Por unanimidade Vereadores aprovam Título de Cidadão Honorário aos ilustres Valdir Pagnoncelli e Jaime Jacir Guzzo

Com dispensa de interstício foram aprovados na 10ª Sessão Ordinária realizada na segunda feira 19, os TÍTULOS DE CIDADÃOS HONORÁRIOS de Dois Vizinhos aos ilustres Duovizinhenses Valdir Luiz Pagnoncelli e Jaime Jacir Guzzo.

Os Projetos de Lei de Proposição do Vereador Presidente, Gelson Lindner, ao darem entrada no expediente da Casa de Leis receberam solicitação do Vereador Altair Celso Zotti (Zotinho) para que fossem inseridos na ordem do Dia da mesma Sessão. Esses acompanhados posteriormente de pedido de Dispensa de Interstício pelo Vereador Carlinhos Turatto e foram aprovados por unanimidade em única votação.

O reconhecimento destas honrarias aconteceu pela importância dos laureados para a comunidade Duovizinhense.

Valdir Luiz Pagnoncelli, dentre as atividades foi professor por 15 anos na Rede Estadual de Ensino. Em Dois Vizinhos, ministrou língua portuguesa e literatura no Ginásio Estadual de Dois Vizinhos e no Colégio Estadual João Paulo II.Casou em 1975. Teve 4 Filhos, Giovani Giocondo, Giuliano Rafaelo (In Memoriam), Raquel Fernanda e Renata Francesca.

Foi Secretário da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos de três administrações. Gestões: Ervelino Coletti, Dedi Montagner e Jaime Guzzo. Foi presidente e fundador, em 21 de abril de 1976, da Associação Comercial e Empresarial da cidade. Por 7 anos presidiu a entidade, implantando, na época, o Clube dos Dirigentes Lojistas e o SPC. Foi co-fundador, e Vice-Diretor da VIZIVALI – Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, sendo a primeira Instituição de Ensino Superior em Dois Vizinhos.

Foi fundador da Rádio Educadora de Dois Vizinhos, em 5 de agosto de 1977 e há 38 anos dirige esta emissora. A Emissora iniciou com 250 Watts, passou para 1.000 Watts e hoje transmite com 5.000 Watts de potência. Fundou a Rádio Vizinhança FM há 24 anos iniciando com classe C, passando para B e hoje transmitindo em classe A. Há 23 anos Valdir Luiz Pagnoncelli apresenta na Rádio Educadora, o Programa “Sete e Meia” onde entrevista, personalidades do setor político, econômico, social, cultural, empresarial e especialmente, do setor do agronegócio. Sempre com seus típicos e característicos comentários. De 2001 a 2003 presidiu a AERP – Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná.

Valdir Luiz é rotariano há 40 anos e em 1996/1997 foi governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional. Em seu ano de governador foi anfitrião da Conferência Rotária do MERCOSUL, em Foz do Iguaçu, reunindo Rotarianos de cinco distritos e quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, com a presença de mais de cinco mil lideranças. Entre as muitas atividades comunitárias, Valdir Pagnoncelli presidiu o Comitê Gestor do estudo da modernização da malha Rodoviária do Sudoeste. Foram três anos de estudo e pesquisa com expressiva presença de Dois Vizinhos.

“Nosso município figura entre os melhores do Sudoeste e nós devemos reconhecer o valor de pessoas que incansavelmente em todos os momentos enaltecem as nossas propriedades e elevam nossos valores aos quatro cantos com o orgulho de ser Duovizinhense caso do nosso homenageado Valdir Pagnoncelli, enalteço também a compreensão de todos os Vereadores que de forma unânime aprovaram estes Projetos de Lei” disse Gelson Lindner”

Também aprovado na sessão a comenda de CIDADÃO HONORÁRIO DE DOIS VIZINHOS o senhor Jaime Jacir Guzzo. Jaime trabalhou como seleiro e curtumeiro, por mais ou menos dois anos em Dois Vizinhos, com dezessete anos foi pra Curitiba para estudar, tendo concluído o Ginásio no Colégio Novo Ateneu, onde também fez o Clássico e posteriormente o Curso de Contabilidade.

Em 1956 ingressou na Aeronáutica, tendo permanecido na Base Aérea do Bacacheri até 1960, quando começou a cursar Direito na Universidade Federal do Paraná, tendo se formado em 16 de dezembro de 1964. Em janeiro de 1965, montou escritório de advocacia em Pato Branco, pois Dois Vizinhos não era Comarca e ainda pertencia a Pato Branco. Em junho do mesmo ano foi escolhido candidato a Prefeito de Dois Vizinhos, tendo sido eleito numa disputa memorável com Ervelino Coletti.

Muito jovem ainda, com 28 anos de idade passou a administrar um Município, que estava desprovido de tudo. Vinte e seis anos após, isto é, em 1997, assumiu novamente a Prefeitura de Dois Vizinhos, tendo disputado as eleições com José Ramuski Junior e Luiz Fernandes da Silva – Litro. Entre suas conquistas destacamos: Ampliação do parque de máquinas do Município adquirindo vários equipamentos, como duas Escavadeiras Hidráulicas da Caterpillar, Moto niveladora, caminhões e outros. Criação do Parque Ecológico Jirau Alto, o Lago Dourado e o Lago da Paz. Realização de obras de reurbanização da Cidade Norte, dando um verdadeiro ar de cidade a Dois Vizinhos. Conclusão da construção da Escola Agrotécnica Federal, e participação efetiva do início de seu funcionamento. Criação da Vizivali, como Fundação Municipal, repassando-a para o CPEA de Palmas e auxílio na fundação da Unisep. Construção de casas populares, como é o caso da segunda etapa do Bairro Esperança, acabando com as favelas na cidade.

“Jaime Guzzo concretizou aquilo que mais desejava fazer, entregar-se inteiramente em benefício do município. E por ter sido um grande colaborador para o desenvolvimento de Dois Vizinhos é que propomos a concessão de Título de Cidadão Honorário a esse ilustre munícipe” concluiu Gelson Lindner, Presidente da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos.
Fonte: Assessoria Comunicação Social Câmara de Vereadores