quarta, 16 de maio de 2007
Câmara autoriza municipalidade a emprestar mais dinheiro do governo

O projeto de empréstimo foi votado em primeiro turno e nos próximos dias deverá ir a segunda votação de acordo com os trâmites legais do Poder Legislativo.

A Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos aprovou na última sessão ordinária desta terça-feira, 15, o projeto de lei 019/2007, que autoriza o município a obter mais um financiamento junto Agência de Fomento do Paraná. Após uma longa análise, discussão entre os vereadores e a consulta ao Tribunal de Contas do Estado, forma essa como nova filosofia de trabalho adotado pela Casa de Leis em Dois Vizinhos onde buscasse sempre a clareza e o zelo pelo dinheiro público, foi votado e aprovado por unanimidade o projeto em primeiro turno.

No projeto a municipalidade vai buscar empréstimo para realizar obras de asfaltamento em algumas ruas da cidade, calçamento em bairros e a revitalização do Lago Dourado no Bairro Sagrada Família. Como o empréstimo junto ao Governo funciona de forma idêntica a qualquer instituição financeira, o dinheiro vem e é deixado algo em garantia, tendo após um ano de carência o início do pagamento das dividas. Algumas dúvidas que não haviam ficado claras no projeto e que estavam sendo contestadas por alguns vereadores, é que este dinheiro terá um ano de carência e o município terá oito anos para pagar, sendo que cada morador que receber a obra na rua de sua casa poderá ter que pagar do próprio bolso através da contribuição de melhoria, como foi em outras obras a exemplo do asfalto realizado no Bairro Jardim da Colina onde os moradores tiveram que entrar na justiça para não pagar a dívida efetuada pela municipalidade.

Uso da tribuna

O vereador Carlinhos Turatto que está em seu terceiro mandato explicou que essa Administração já efetuou vários empréstimos e que se continuar assim daqui a pouco o orçamento do município vai ficar inviabilizado, pois com mais esse dinheiro Dois Vizinhos vai ficar com uma divida de aproximadamente R$ 10 milhões de reais, ainda fez um demonstrativo com as dívidas já contraídas pela municipalidade e falou que muitas vezes o povo é enganado com “palavras doces”. “O que eu não concordo é que o povo muitas vezes é enganado com as palavras doces e que nem sempre são verdadeiras”, disse Turatto no uso da tribuna ao se referir da pressão que o atual prefeito Lessir tentou fazer sobre a Câmara.

No demonstrativo entregue aos presentes consta o empréstimo de mais de R$ 880.000,00 mil reais para aquisição do hospital, R$ 1.000.000,00 de reais para urbanização do centro sul, mais R$ 1500.000,00 reais para asfalto em algumas ruas do centro, ainda as dívidas com o INSS e o dinheiro do “fundão” que o município pegou onde normalmente tem um ano de carência e mais oito para pagar. O primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro de Jesus Colaço, falou que já cobrou da Administração Municipal para que com esse projeto se atenda as ruas onde passa a lotação principalmente nos bairros. “O prefeito prometeu mais uma vez atender os nossos pedidos, esperamos que realmente ele cumpra”, cobrou Colaço. Gilmar Gusso em seu discurso defendeu o agricultor que está esquecido pela Administração Municipal e pediu para que se faça algumas indicações para que o homem do campo também receba recursos e possa ter melhores condições de trabalhar.

Líder do Prefeito

O vereador Raul Isotton, líder do prefeito na Câmara confirmou que a dívida do município vai ficar próximo a R$ 10.000.000,00 de reais e que essa votação é apenas um aval que será dado ao município para ir buscar o dinheiro, mas que a obra possivelmente só iniciará no ano que vem. “Não é amanhã que começa as obras, vai demorar tempo, pois depende de política”, falou Isotton.

Legenda: O vereador Odolir Piccolli presidiu a sessão uma vez que o presidente Francisco Peretto estava em Guarapuava com alguns assessores participando de um curso do Tribunal de Contas.